fbpx

Olá olá Super Mulher! 

Nos últimos dias tenho pensado bastante sobre negócios, especificamente sobre como começar uma ideia de negócio.  

Há quase 6 anos atrás, dava início à minha primeira empresa na área da biotecnologia, depois de trabalhar na ideia de negócio durante 2 anos. E há 1 ano e meio comecei o meu negócio na área do Health Coaching e mentoria completamente do 0 e com medo, muito medo. Tinha uma ideia de negócio, sabia que havia uma necessidade e queria suprimir essa necessidade. 

Considero-me uma verdadeira empreendedora. Desde a faculdade que me senti sempre muito inclinada para o facto de ter um negócio meu (talvez muito influenciada pela minha mãe e pela minha avó que tinham uma perspectiva empreendedora e trabalhavam como costureiras a partir de casa).

Quer tenhas alguém que te inspire a fazer o mesmo ou simplesmente queiras começar uma ideia de negócio que tens à muito tempo – continua a ler este artigo!  

Quando comecei a pensar que deveria abrir um novo negócio, a primeira coisa que pensei foi “Como é que vou fazer isto?”. Estive durante alguns meses a pensar no COMO em vez de me focar em algo ainda maior do que o COMO! 

Portanto, a minha dica #1 é:

Pensa se realmente queres começar o negócio e decide que vais começar. O como irá aparecer ao longo do caminho.  

Assim que decidi que iria começar a ajudar mulheres a libertarem peso, foi como se tivesse visto uma luz ao fundo do tunel! Tudo se começou a alinhar e passados alguns dias (depois de meses a pesquisar cursos de coaching) apareceu O CURSO! Em menos de 3 dias inscrevi-me e comecei logo a estudar. O meu “como” estava a começar a aparecer. No curso davam formação de negócio, que conjuguei com o meu mestrado em Gestão Empresarial, e tudo se foi alinhando. 

Quando decidi que ia começar a fazer o meu negócio online, decidi criar uma página de Facebook e um Instagram para ir fazendo alguns posts e perceber como funcionavam as redes sociais. Mais uma vez, foi-me mostrado “o caminho” quando encontrei um grupo de coaching de negócio online! Inscrevi-me porque queria muito aprender mais para desenvolver o meu negócio. Nesta altura, estava super compremetida em adquirir os meus primeiros clientes. Assim que me inscrevi, fui contactada por duas super mulheres que queriam começar a trabalhar comigo.

Algo importante que aprendi com tudo isso e que me leva à dica #2:

Se sentes que não sabes como fazer, aprende com quem já tenha feito esse caminho!

Mesmo depois de começar as sessões de coaching e acompanhar em processos com as minhas clientes, houve algo que me fez despertar outra necessidade: o facto de, por vezes, parecer que tudo vai correr mal e que é uma estupidez estar a começar uma ideia negócio! Foi aí que percebi a importância de ter pessoas que estivessem a começar o seu negócio à minha volta. Comecei por contactar pessoalmente algumas das empreendedoras que estavam também a começar e a partilhar as minhas dificuldades e isto leva-ma à dica #3: 

Rodeia-te de pessoas que estejam também a começar!

Ainda hoje contacto com várias pessoas que estão no mesmo caminho que eu e isso ajuda-me a perceber que não estou sozinha. 

Caso estejas a ponderar seriamente a começar o teu negócio, então comenta abaixo as tuas dificuldades e partilha qual é a tua ideia de negócio! 

E COMEÇA JÁ. Faz algo JÁ para começares a pôr a tua ideia de negócio em andamento: pode ser fazer uma página, uma conta de instagram, contactar alguém, pesquisar algo… Seja o que for – FAZ AGORA! 

Acredita que daqui a 1 ano vais desejar ter começado já. 

Espero que este conteúdo te tenha sido útil!

0 Partilhas