fbpx

“Quero ter mais autoestima…”

“Eu quero perder peso porque quero ter mais autoestima”

“Não gosto do que vejo ao espelho”

Repetimos estas e outras afirmações dentro de nós e acreditamos em todas elas mas quando chega o momento de as colocarmos em prática, eis que há algo que nos impede de lá chegar. Falei sobre o que é a autoestima noutro artigo aqui no blog. Antes de leres este artigo, percebe o que é a autoestima de forma a conseguires tirar melhor partido deste texto.

Agora que já tens o teu conceito de autoestima definido, conseguimos saber como podes aumentar a tua autoestima e como é que podes sentir-te melhor na tua pele.

Existem 4 pilares fundamentais para teres uma autoestima mais elevada: o amor prórprio, a autoaceitação, a autoconfiança e o viver consciente. E é importante teres atenção a todos os 4 pilares para construires a tua autoestima num base forte!

Vamos ver o que significa cada um destes pilares e como os podemos melhorar no nosso dia a dia.

Amor Próprio:

O amor próprio é o amor que tens por ti mesma. Sem este amor, não existe autoestima. Repara: tu amas pessoas na tua vida, certo? Queres o melhor para elas e consegues ter uma visão delas para além de tudo aquilo que não te agrada tanto. Tens essas pessoas em boa consideração. Ora, se te amares a tua autoestima aumentará significativamente porque consegues ver para além dos “defeitos”. Mais que isso, consegues aceitar os teus defeitos como parte de ti. E isto levanos à…

Autoaceitação:

A autoaceitação é aceitar conforme somos. Com os erros, defeiros, falhas… Tudo aquilo que nos torna seres humanos. Sei que a tentação em ser perfeita é grande e isso faz com que estejamos cada vez mais longe de nos aceitarmos. A partir do momento em que deixamos a perfeição de lado e conseguimos olhar para nós sem julgamentos, começa a ser muito mais fácil não ser perfeita. 

Autoconfiança: 

A autoconfiança é a capacidade de sabermos que somos capazes. E a autoconfiança é algo que se pratica. Repara: quando tentas abrir uma porta, tu sabes que a vais conseguir abrir. Porquê? Porque já treinaste vezes e vezes sem conta até conseguires adquirir essa capacidade. 

Viver consciente: 

Viver de forma consciente significa que estás a viver no momento, a aproveitar o que o momento tem para ti. Este “pequeno” pormenor ajuda-te a aumentar a tua autoestima uma vez que te torna mais consciente do presente, do que és agora, sem comparações! Ajuda-te a aceitares-te e é também um ato de amor próprio. 

Como podes ver, todos os conceitos estão interligados! Por isso, é importante agir diariamente para que consigas por em prática todos os pilares! 

Faz o seguinte exercício: 

 Senta-te numa cadeira e começa por fechar os olhos e respirar profundamente 2 ou 3 vezes. Pensa sobre como seria a tua vida se tivesses mais autoestima. O que farias? Onde estarias? Como era a tua vida? 

 

Que sensações esta experiência provoca no teu corpo? Como te sentes nessa vida com mais autoestima? 

 

Toma o teu tempo e explora todos os pormenores dessa tua visão. 

 

Agora coloca tudo isso num diário. Escreve exactamente o que sentiste, como seria a tua vida… Qual seria a tua rotina! 

 

Define uma ação para fazeres JÁ e para ires de encontro a essa vida que queres. 

Por onde vais começar? 

Bora lá! 

19 Partilhas