
10 hábitos para viveres com leveza e equilíbrio
Todos os resultados que temos na vida são fruto das ações que colocamos em prática. Muitas dessas ações são hábitos que vamos desenvolvendo ao longo da nossa vida e que já fazemos de forma automática, quase sem pensar! Por isso, se queremos mudar a nossa vida, temos de mudar os nossos hábitos! E há 10 hábitos que eu quero partilhar contigo que são hábitos que eu própria coloco em prática e que me ajudam a ter mais leveza na minha vida e a viver com mais equilíbrio.
O James Clear no livro “Hábitos Atómicos”, diz algo que eu penso muitas vezes: a melhor forma de mudar um hábito não é a focares-te no que queres atingir mas sim no tipo de pessoa que te queres tornar! Daí o título deste artigo – hábitos para viveres com leveza e equilíbrio. Pressupondo que é esse tipo de pessoa que queres ser.
Os hábitos que te vou falar de seguida são ideias de ações para começares a colocar na tua vida e, desta forma, começares a viver com leveza e equilíbrio. Deves olhar para tudo aquilo que te vou dizer a seguir e pensar como é que isto poderia funcionar para ti – porque sejamos realistas, tu precisas de perceber o que funciona para ti, para a tua vida, que é completamente diferente da minha vida!
Estes hábitos são super fáceis de colocar em prática e podes começar já hoje! Não tens de ser perfeita a fazê-los nem tens sequer de tentar fazê-los todos, todos os dias. Adapta ao que funciona para ti. Experimenta e melhora no dia seguinte.
#1: Cria uma rotina matinal alinhada com a forma como te queres sentir ao longo do dia
Confesso que este hábito mudou a minha vida! Foi por aqui que eu comecei a minha jornada de perda de peso depois de várias dietas falhadas e é algo que tenho vindo a aperfeiçoar desde essa altura. Eu comecei por criar uma rotina matinal super simples em que defini que ia começar todos os dias com um pequeno almoço saudável, que eu gostasse e que me deixasse satisfeita. Só isto! Ao longo do anos fui acrescentando outras coisas como, por exemplo, meditar. Eu tenho um vídeo onde falo mais sobre a minha rotina matinal atual no meu canal de YouTube, clica aqui para veres. Eu acredito que a forma como começo o meu dia dita a forma como o dia vai correr. Por isso, ter uma rotina matinal leve e equilibrada é algo que está sempre na minha mente e que é um hábito que quero ter sempre na minha vida.
#2: Define intenções para o dia-a-dia
Definir uma intenção ou várias intenções para o dia-a-dia faz com que te foques mais facilmente naquilo que queres fazer e a fazer com que tenhas mais leveza no teu dia. Quando defines uma intenção, estás a escolher o foco do teu dia. É uma forma expansiva de olhares para o teu dia e de criar leveza em vez dos típicos objetivos para o dia. Por vezes, ter objetivos para o dia pode fazer com que te sintas frustrada quando não atinges esses objetivos e pressionada para ires de encontro a esses objetivos. Se definires uma intenção, vais perceber que tens uma direção para o teu dia!
#3: Planeia
Já sabem que sou super fã de planeamento e, no meu caso, planear traz-me imensa leveza e equilíbrio para o meu dia-a-dia e para a minha vida. Planear o meu tempo, planear as minhas marmitas e refeições para a semana, planear os meus treinos, planear os conteúdos que vou postar… ajuda-me imenso a libertar espaço mental e de tempo para que me possa focar depois nas minhas intenções diárias, em vez de estar preocupada com o que vou comer, o que vou fazer a seguir, etc.
Há que veja o planeamento como uma prisão ou como algo limitativo – e é normal, porque estão a olhar para o planeamento como algo fixo e rígido. Por isso, a minha sugestão é que olhes para o planeamento como algo fluido, algo que não precisa de ser exactamente como está no papel.
Tenho imensos vídeos no canal de YouTube onde planeio as minhas marmitas e por lá podes encontrar mais dicas sobre isto.
#4: Aprende algo novo com regularidade
Eu tento fazer desta hábito algo diário e comprometo-me a ler ou a ver um vídeo que sinta que me possa acrescentar alguma coisa à minha vida ou a mudar a minha perspectiva relativamente ao que já conheço. Esforçar-me por aprender algo novo com regularidade ajuda-me a sair da minha zona de conforto e a crescer mais rápido. Ajuda-me também a ser mais produtiva em menos tempo e a encontrar novas soluções para os problemas que vou tendo no dia-a-dia!
#5: Agradece diariamente/ Foca-te no que tens agora
Eu agradeço diariamente, como parte da minha rotina matinal. Gosto de me sentar de manhã enquanto tomo o pequeno almoço e pensar em coisas pelas quais eu agradeço. Às vezes agradeço coisas simples, outras vezes coisas maiores que acontecem na minha vida. Na realidade, o que interessa é perceber que em qualquer momento da nossa vida, podemos estar gratas por algo. E isso ajuda-nos a focar no que temos agora em vez de estarmos focadas no negativo e naquilo que nos faz falta.
Já diz Tony Robbins que para onde vai o nosso foco, vai a nossa energia. Agradecer ajuda a que consigamos escolher conscientemente para onde queremos que o nosso foco e energia vá, dia após dia.
Quando agradeces, estás a mudar a tua perspectiva o que vai fazer com que te sintas melhor, mais equilibrada e com mais leveza.
#6: Cria espaço para estares contigo mesma
Talvez este hábito seja o mais exigente de colocar em prática mas é também o que mais resultados terá na tua vida. Passamos o dia sem nos conectarmos connosco. Passamos o dia a fazer coisas, a ajudar os outros, a falar com os outros… Mas esquecemo-nos de fazer isso connosco mesmas. No início, pode parecer estranho estarmos connosco mesmas. Tal como é estranho quando estás com uma pessoa nova! Não te conheces, tal como não conheces uma pessoa nova. Mas, pouco a pouco, vais percebendo que ao criares este espaço para estares contigo mesma, seja a ir dar uma caminhada, uma volta à praia ou simplesmente a apanhar uns raios de sol, estás a nutrir o teu interior e a descobrires-te cada vez mais.
Se queres mais leveza e equilíbrio, então, precisas de te conhecer. E, para te conheceres, precisas de estar contigo mesma. Nem que sejam 5 minutos por dia.
#7: Muda o teu mindset e o teu diálogo interno
A forma como nós pensamos tem um impacto incrível na forma como vivemos. Aliás, os nossos resultados, ações e a forma como nos sentimos são diretamente impactos pela forma como pensamos e falamos connosco mesmas.
Ter um mindset de crescimento e um diálogo interno positivo, de amor e compaixão vai ajudar-te a ultrapassar melhor os desafios da vida e, por consequência, a trazer mais leveza e equilíbrio! Já falámos aqui num hábito que te pode começar a ajudar a mudar o teu mindset – o agradecer e focares-te no que tens agora. Porque não começares por aí?
#8: Sente as tuas emoções
Aprender a regulares as tuas emoções é uma das coisas mais importantes que podes fazer por ti. É muito importante que aprendas a lidar com as tuas emoções dia-a-dia e que ganhes a capacidade de perceberes como te sentes, porque te sentes assim, deixares a emoção fluir e encontrares formas de regulares as tuas emoções. Uma das formas que eu mais gosto de usar para regular as minhas emoções é através do journaling ou da escrita. Escrever sobre como me sinto ajuda-me a libertar algumas emoções em vez de as reprimir – que é o que a maioria das pessoas faz.
Quando reprimes as tuas emoções é como se estivesses a encher um saco e esse saco tem um limite. Começas a ficar mais reativa, mais irritada, mais cansada, a responder mal aos outros… Tudo isso porque não estás a sentir as tuas emoções.
Começa por escrever sobre como te sentes. Escrever vai-te ajudar a começar a libertar alguma dessa tensão que trazes acumulada e que te impede de viveres com leveza e equilíbrio. Se escrever não ajudar, procura ajuda de um profissional.
#9: Escolhe as pessoas que te rodeiam
Estamos rodeadas de pessoas uma grande parte do nosso tempo. Marido, filhos, colegas de trabalho, clientes, amigos… E a verdade é que as pessoas que estão à nossa volta influenciam quem nós somos. Se estás rodeada de pessoas negativas, que estão constantemente a queixar-se, vais ter mais tendência para seres negativa e estares constantemente a queixar-te.
Se queres uma vida mais leve e mais equilibrada, começa por escolher as pessoas que te rodeiam, pelo menos aquelas que consegues escolher!
Rodeia-te de pessoas positivas, que te ajudem e apoiem nos teus objetivos e intenções, que te deixem a sentir bem depois de estares com elas. Vais ver como a tua vida muda quando mudas as pessoas com quem te dás!
#10: Cuida do teu corpo
Cuidar do corpo é o último hábito que te apresento aqui mas não é o menos importante. Ter uma alimentação intencional e equilibrada, mexer o corpo, dormir bem, beber água… são apenas algumas das coisas que podemos e devemos fazer para cuidarmos mais de nós e sentirmo-nos mais leves e em equilíbrio! E não tem de ser complicado.
Viver de forma leve e equilibrada é possível e podes começar já a dar os primeiros passos! Pergunta-te a ti mesma: o que posso começar a fazer agora, que seja simples de colocar em prática e que me ajude a ser o tipo de pessoa que vive em equilíbrio e leveza?
Escolhe um destes hábitos e começa! Não tem de ser difícil nem complicado. Compromete-te e segue em frente. Por ti e para ti.