
3 Dicas Para Uma Alimentação Saudável
Ter uma alimentação saudável pode assustar e eu compreendo: eu também pensava que comer melhor era algo que ia custar muito tempo e dinheiro e que não valia a pena sequer tentar! Pior do que isto: tinha de deixar de comer o que gostava!! Mas… E se eu te disser que ter uma alimentação saudável é fácil e não custa muito dinheiro? Vou-te dar 5 dicas para uma alimentação mais saudável que podes começar a colocar em prática já!
Pensar que uma alimentação saudável custa muito tempo e dinheiro são pensamentos que não nos servem. E pensar que não vamos poder comer o que tanto gostamos como chocolates, gelados, lasanha… leva-nos a adoptar um mindset de escassez que não queremos ter.
#1: Foca-te em tudo aquilo que tens para comer
Isto leva-te a focar em todas as escolhas saudáveis que tens disponíveis! Se te concentrares em tudo o que não podes ter, vais desesperar e nem sequer vais tentar melhorar a tua alimentação. Mas se pensares em todas as coisas que podes comer, então aí sim vais ficar inspirada a dar os primeiros passos.
Para além disto, tu podes comer outras coisas! Uma regra que costumo aplicar é a regra dos 80/20: 80% do tempo como alimentos nutritivos e que me fazem bem, 20% do tempo como outras coisas fora da rotina como bolos, chocolates entre outros.
Podes também tornar as tuas receitas saudáveis favoritas mais saudáveis com pequenas alterações: por exemplo, farinha de trigo por farinha de espelta integral ou açúcar por mel.
#2: Compra legumes congelados e enlatados
Sim! Os legumes congelados aguentam muito mais tempo sem se estragar no frigorífico e, geralmente, são bem mais baratos que os frescos e ainda assim têm o mesmo valor nutricional. Da próxima vez que fores ao supermercado, passa pela zona de congelados e vais-te aperceber da quantidade de legumes e vegetais que tens à tua disposição – e melhor: já vêm preparados!!
Os enlatados são outra opção. Confirma na embalagem quais são os ingredientes – por exemplo, no caso do feijão, deve ser apenas feijão, água e sal. Procura uma lista pequena e em que reconheças todos os ingredientes.
#3: Prepara as tuas refeições com antecedência
A preparação de marmitas da semana é das melhores ferramentas que podes aplicar para ter uma alimentação saudável. Podes ver este vídeo sobre como preparo as minhas marmitas e o quão úteis são para me manter focada para comer de forma mais saudável.
Como vês, uma alimentação não tem de ser caro, difícil e não tens de deixar de comer o que tanto gostas! Precisas de inspiração para as tuas receitas?