
3 dúvidas que tinha quando comecei a perder peso
Quando decidi que queria perder peso, haviam imensas dúvidas que eu queria esclarecer. Que dieta fazer, qual era a melhor dieta, o que devia comer, que quantidades comer, será que o alimento x era melhor que o y… Fui descobrindo as respostas durante o meu processo de perda de peso e percebendo o que era melhor para mim. Eu queria perder peso apenas uma vez. E para isso eu tinha de conseguir perder peso da mesma forma que iria viver para o resto da minha vida.
Hoje partilho convosco 3 perguntas e dúvidas que eu tinha quando comecei a perder peso para vos ajudar a esclarecer dúvidas que vocês também tenham.
#1: Que dieta devo começar a fazer para perder peso?
Esta foi a minha primeira pergunta assim que decidi que queria perder peso. Sempre fui educada no sentido de fazer dieta caso quisesse emagrecer. Era o que eu via na televisão e, sempre que alguém tinha emagrecido ou perdido peso e perguntavam o que tinham feito a resposta era simples: fechei a boca e fiz dieta!
Eu pensava que tinha de deixar de comer o que gostava e fazer dieta. E foi por aí que eu comecei. Fiz a minha primeira dieta que cortava praticamente todos os hidratos de carbono mas alguns meses depois percebi que aquele não era o caminho. E experimentei outra dieta. E outra, e outra… e mais um plano! Perdi peso com essas dietas e planos mas nenhum se encaixava naquilo que eu queria que fosse a minha alimentação.
Rapidamente descobri que a dieta que devia começar a fazer era aquela com a qual eu me sentisse bem e conseguisse fazer sempre. Para mim, isso seria:
-Comer vegetais a todas as refeições;
-Começar o dia com pequeno almoço saudável;
-Ser equilibrada em termos energéticos para as necessidades do meu corpo;
-Garantir que era variada, ou seja, comer de tudo;
-Ser intuitiva e consciente, sem aquelas grandes regras das dietas que me faziam sentir culpada quando não as fazia.
Depois de ter esta visão definida, fui explorando e ainda hoje vou experimentando coisas novas para melhorar a minha alimentação. Por fim, deixei de lhe chamar dieta e passei a chamar “o meu estilo de vida saudável e descomplicado”.
#2: Qual o melhor treino para perder peso?
Eu sabia que era fundamental treinar para perder peso – além disso era algo que eu sabia que me ia fazer bem. Comecei a pesquisar na internet sobre exercício físico para emagrecer e era unânime: eu tinha de fazer cardio para perder peso! Como ir para um ginásio não era opção na altura, decidi que ia começar a correr. O único problema era que… eu detestava correr!
Ainda assim, cheguei a correr 10 km e fui arranjado formas para continuar – com amigos, na natureza… Fui tentando até perceber que eu não gostava mesmo de correr. E que tinha de arranjar outra forma de mexer o meu corpo, treinar e perder peso! Foi aí que eu encontrei o site fitnessblender.com, comprei alguns dos programas e fui-me apaixonando! Aconselho vivamente a experimentarem, têm treinos para fazer em casa, com pouco espaço e sem equipamento.
Treinar passou a ser a hora do dia que eu não dispenso!
#3: Porque é que perder peso é tão difícil?
Quando estava a fazer a minha primeira dieta, eu achava que seria só fazer a dieta durante um ou dois meses, perder o peso e… estava feito! Simples e fácil!
Após alguns (bastantes) meses a tentar perder peso, comecei a perceber que as coisas não eram assim tão fáceis como o que eu tinha previsto. E comecei também a pensar o porquê de estar a ser tão difícil! Faltavam-me algumas peças que eu não estava a perceber. E essas peças eram o coaching, gestão emocional, planeamento… Tudo aquilo que falo com vocês aqui no podcast e de forma mais aprofundada no Programa Guideline.
Não se trata só de saber o que comer, as quantidades, que tipo de exercício fazer… Perder peso é mais do que isso.
Quando comecei a aplicar ferramentas de auto-coaching, gestão emocional, a planear as minhas marmitas e o meu tempo… A mudar o meu mindset, ou seja, a forma como eu pensava sobre a perda de peso… Aí sim, as verdadeiras mudanças apareceram ao mesmo tempo que o meu peso se libertava.