
4 motivos (inesperados) porque não consegues perder peso
Alguma vez te perguntaste porque não consegues perder peso?
Talvez por causa de algum alimento, por causa do metabolismo… por causa das hormonas? E se eu te disser que poderão existir outros motivos fora do teu corpo que te estão a impedir de perder peso?
Hoje vou partilhar contigo 4 motivos (inesperados) porque não consegues perder peso e – não têm nada a ver com o que comes, o tipo de exercício que fazes ou sequer com o teu metabolismo!
Motivo #1: Não acreditas que é possível
Alguma vez começaste uma dieta para tentar perder peso? Só para experimentar e ver se realmente resulta? Provavelmente sim. Já tentaste tantas coisas que começas a achar que perder peso nem sequer é possível para ti. Os outros conseguem mas tu… é impossível! Já tentaste de tudo, não é verdade? Pois bem…
Cada vez que começas uma dieta nova para perder peso, começas a questionar-te se realmente vale a pena mais um esforço. E isto quer dizer que, na realidade, tu não acreditas que seja possível e estás à procura de uma forma de provares que estás correta. Ou seja – vais acabar por realmente falhar porque “já sabes” que não é possível.
Pode parecer estranho, eu sei, mas quero que tires 2 minutos para refletires sobre isto. Será que acreditas MESMO que tu vais conseguir perder peso?
Provavelmente não. E isso está a fazer com que, cada vez que começas uma dieta nova, falhes vezes sem conta.
Começa por fazer o esforço consciente de acreditar que é possível. Como é que fazes isto na prática?
-Investe em ti: dedica mais tempo a ti mesma e aos teus objetivos;
-Faz disso uma prioridade na tua vida: coloca à frente aquilo que te vai ajudar no processo;
-Pensa sobre o como te vais sentir quando perderes o peso: como é que vai ser a tua vida, o que vai ser diferente
Motivo #2: Achas demasiado difícil (e se for fácil, desconfias)
Somos ensinadas que perder peso é difícil e é só para aquelas pessoas com muita força de vontade. E, quando nos dizem que se trata de colocar em prática coisas simples na nossa vida, desconfiamos. Afinal, perder peso é um processo terrível! Tens de deixar de comer o que gostas, tens de passar horas no ginásio… E basta saíres um pouco da linha para recuperares o peso todo que perdeste.
Para te reconfortares de estares a fazer um esforço tão grande, acabas por comer e desistir de tudo o que fizeste até ao momento.
Por outro lado, quando te apresentam um processo mais simples pensas: “isto é demasiado fácil” e acabas por nem fazer.
Todas as mudanças são exigentes, por mais pequenas que sejam. A forma como tu pensas sobre a mudança é que te vai ajudar a chegar onde queres chegar.
Se acreditares que perder peso é difícil, vais fazer dieta atrás de dieta com muito esforço e a recorrer à força de vontade para conseguires fazer duas semanas de dieta e depois desistir.
Se acreditares que é fácil mas que é demasiado fácil para ser verdade, nem te vais dar hipótese de experimentar.
Olha para o processo como ele é – um processo exigente mas que te ajuda a viver da forma que queres viver!
Que pequenas mudanças podes começar a fazer já para perder peso E que consigas fazer sempre? Que te deem prazer?
Motivo #3: Geres as tuas emoções com comida
Comes para lidar com o stress? Comes para lidar com a tristeza? Comes para lidar com a ansiedade? Então comes para fazer face a determinadas situações que te fazem sentir mal.
Se chegas a casa chateada com o teu chefe ou com uma colega de trabalho e te apetece comer doces como gelados, chocolates ou salgados como pizza para te sentires melhor e mais feliz, então precisas de começar a olhar para as tuas emoções. Mais importante, precisas de começar a olhar para a causa dessas emoções para lidares com elas.
Cada emoção surge de um pensamento. Os pensamentos surgem das circunstâncias. Ou seja, algo acontece – recebes um email da tua chefe a fazer alguns reparos sobre o teu trabalho – que faz com que tenhas um determinado pensamento – “Que parvoíce!! Isto não faz sentido nenhum!!”. Sentes-te chateada.
Depois disto, há várias ações que podes tomar: falar com a tua chefe e expressar a tua indignação, responder ao e-mail de volta com insultos ou… comer!
Todos estes cenários vão ter resultados diferentes. E se tu escolhes comer em vez de lidar com a situação/emoção, então poderá estar aí o motivo pelo qual ainda não perdeste peso até agora.
Motivo #4: Dás demasiadas desculpas para não fazeres o que tens de fazer
Quantas vezes querias fazer algo mas… não te apetecia fazê-lo? Comer bem e saudável, beber água, dormir mais, fazer exercício físico, meditar, planear… Estas são ações importantes para perder peso e que sabemos que temos de fazer diariamente para atingirmos o objetivo. Mas nem sempre o fazemos, e algumas vezes não fazemos porque parece que não conseguimos. Algum motivo, fora de nós, não nos permite fazê-lo.
Falo sobre isto no episódio #29 do podcast e podes aprofundar mais o tema por lá. Mas quero acrescentar algumas coisas que podes começar a fazer já:
-Tem atenção às desculpas que dás e toma consciência delas
-Cada vez que pensares numa desculpa para não fazeres o que deves fazer pensa “Eu não posso/consigo ou não quero?”
-Se realmente queres fazer essa ação, então substitui o pensamento por algo que te sirva nesse momento.
Por exemplo “não tenho tempo para fazer exercício, não consigo!!”
-Não consigo ou não quero?
Novo pensamento: Até conseguiria fazer exercício se eu quisesse!
Eu quero ter tempo para fazer exercício físico. Como poderei arranjar tempo no meu dia para fazer exercício?
Mas atenção: Se ainda não conseguiste perder peso até agora, isto não quer dizer que és um falhanço ou que és fraca. Quer dizer apenas que precisas de lidar com a perda de peso de uma forma diferente.