
5 Lições que Aprendi na Minha Perda de Peso
Estava a escrever um artigo no Blog sobre como perdi 20 kg e comecei a pensar sobre as lições que a perda de peso me trouxe para a minha vida. Curioso quando uma experiência nos marca tanto e deixa essas marcas para sempre, não é?
Eu acredito que perder peso é mais do que apenas mudar fisicamente. Acredito que o processo de perda de peso nos ajuda a lidar melhor com as nossas emoções, a sermos mais resilientes, pacientes e consistentes… Tudo o que precisamos para fazer qualquer tipo de mudança na nossa vida.
Acredito também que a minha perda de peso foi o primeiro passo para mudar a minha vida por completo. Se não tivesse começado a perder peso provavelmente não estaria hoje a escrever-vos este artigo de blog ou sequer a gravar o Podcast Perder Peso Descomplicado. O meu processo de perda de peso foi bem mais do que aprender a comer melhor e a fazer exercício físico e é isso que quero partilhar convosco hoje – este processo foi o meu professor para qualquer tipo de mudança que eu queira fazer na minha vida.
Vamos lá às 5 lições que aprendi na minha perda de peso:
Lição 1: Ser magra não significa ser feliz
Quando comecei o meu processo de perda de peso, achava que a minha vida ia mudar por magia e ia ser mais magra e mais feliz. Ou seja, estava na expectativa de que a minha mudança física trouxesse a felicidade que eu procurava. Quando cheguei aos 60 kg olhei ao espelho e percebi que eu já era magra – mas a minha vida não se tinha transformado em “mais feliz” só por causa disso.
Havia ainda muito trabalho pela frente desde mudar de emprego, terminar um relacionamento, descobrir o meu propósito de vida, entre outras mudanças que percebi mais tarde nada terem a ver com o meu peso físico mas sim com o meu peso emocional.
Foi quando comecei a mudar tudo isso que me comecei a sentir mais liberta e feliz. E foi aí que eu percebi que não era a magreza que me iria fazer feliz mas sim a forma como vivia a minha vida. Ter um peso físico saudável e alimentar o meu corpo da forma correcta era importante e uma peça fundamental mas não era isso que me iria fazer feliz por si só. Por isso, se estás a ler este artigo e estás à espera de ser magra para seres mais feliz – isso não vai acontecer caso não faças mudanças na tua vida e te desprendas do peso emocional que carregas contigo.
Lição 2: Pensar de forma diferente faz-me agir de forma diferente
Esta lição pode parecer um pouco estranha mas passo a explicar: a partir do momento em que percebi que aquilo que eu pensava tinha impacto direto naquilo que eu fazia diariamente, o “jogo” mudou.
Eu pensava que eu “era assim” porque tinha nascido de uma determinada forma, tinha sido educada de outra forma e nunca questionei que se eu pensasse de forma diferente iria ter resultados diferentes. Pensava que todos os resultados que eu tinha na minha vida eram fruto daquilo que eu era, e não daquilo que eu pensava e fazia.
Repara: se pensares “eu não vou conseguir perder peso nunca! Já experimentei imensas dietas e não dá”, então nem sequer vais pôr a hipótese de perderes peso e de isso ser algo possível e não vais tentar nem agir para que isso aconteça. Se entrares de dieta e pensares “Fazer dieta é muito difícil” então fazer dieta vai ser mesmo muito difícil para ti porque é isso que tu pensas.
Mas se pensares “eu hei-de arranjar uma forma de perder peso que eu goste e que seja para sempre” vais à procura da solução. A TUA SOLUÇÃO! Vais-te manter em movimento até atingires o teu objetivo de perda de peso porque sabes que vais conseguir. Costumo dizer que se não for pelo caminho A, vai ser pelo B, C, D, E… E isso ajuda-me a ver as coisas de uma perspectiva diferente.
Lição 3: Ser paciente, resiliente e consistente são chaves num processo de mudança
Bem, poderia dizer muitas coisas sobre este assunto e escrever um texto enorme sobre isto. Mas apenas acho útil definir-te as 3 palavras e o que querem dizer para mim:
Paciência: aguardar pelos resultados e não esperar que comer uma salada hoje me faça perder peso hoje.
Resiliência: levantar sempre que caímos e o caminho se torna difícil. Mesmo que tenha comido um pacote enorme de pipocas numa compulsão alimentar, mesmo que a balança não mostre o que quero, mesmo que não veja as mudanças físicas.
Consistência: fazer os hábitos que sei que tenho de fazer para atingir o meu objetivo de perda de peso TODOS OS DIAS!
Estas 3 palavras têm de andar sempre contigo, caso queiras começar a perder peso ou a emagrecer. Porque um processo de mudança implica tudo isto.
Lição 4: Quando as coisas se tornam difíceis, o motivo é o que vai ajudar a continuar o caminho
Quando comecei a perder peso, sabia que tinha um motivo claro para o fazer (podes ler este artigo onde te explico o meu porquê). E era isso que me mantinha motivada para ir de encontro aos meus objetivos. Saber o meu porquê, o meu motivo pelo qual estava a fazer algo.
O processo de perda de peso é desafiante e vão existir alturas em que não apetece, em que desistir é mais fácil. Mas se tiveres um porquê forte suficiente, tu vais conseguir alcançar o teu objetivo. Qual é o teu porquê para perderes peso?
Lição 5: Ter ajuda é fundamental para continuarmos o caminho
Durante o meu processo de perda de peso procurei imensas vezes ajuda de nutricionistas. O que eu procurava era alguém que me fizesse companhia na minha jornada e que me percebesse. Eu sabia o que queria comer, não queria planos, queria apenas ter um apoio que estivesse lá para mim. Infelizmente, nunca encontrei alguém/uma comunidade com a qual me identificasse o suficiente.
E por isso é que comecei a ajudar mulheres a perderem peso. Porque acredito que com ajuda é muito mais fácil! Acredito que se tivermos alguém ao nosso lado a dar-nos a mão nos momentos difíceis, vamos chegar ao objetivo!
Se sentes que também precisas de ajuda, eu criei o desafio de 21 dias para perder peso com o objetivo de te ajudar a começar a tua jornada e garantir que tens o apoio necessário! Clica na imagem abaixo para te inscreveres!
Porque é Tão Difícil Fazer Dieta? - A Rita Santos
[…] um pouco sobre isto nas 5 lições que aprendi na minha perda de peso mas aqui quero focar essencialmente na seguinte […]