
6 dicas mudares os teus hábitos e teres uma vida saudável, equilibrada e leve
Muda de hábitos, muda a tua vida – verdade? Sem dúvida! As ações que fazemos diariamente são chave para os resultados que temos e a verdade é que os resultados que tens hoje são fruto das ações que tens vindo a repetir nos últimos meses ou até mesmo anos!
Isto quer dizer que os hábitos demoram tempo a formar. Não é por fazeres a mesma ação durante 7 dias que vais adquirir um hábito – antes fosse! Um hábito começa por ser uma ação repetida vezes e vezes durante vários meses. Depois, sim, torna-se num hábito.
Por isso, se queres ter uma vida mais saudável, mais equilibrada e leve, então é fundamental que mudes o que estás a fazer diariamente e isso pode tornar-se bastante difícil com o tempo, principalmente depois da primeira semana. Por isso, hoje quero deixar-te 6 dicas super práticas que me ajudaram imenso a transformar a minha própria vida para te facilitar a tua jornada de mudança de estilo de vida.
Dica 1: faz uma lista de hábitos que gostavas de adquirir e escolhe um hábito
E não mudar tudo de uma vez! Focar-te apenas num hábito e implementa-o na tua vida.
Quando decidi começar a perder peso e depois de fazer 1001 dietas e quase desistir, decidi apenas mudar o meu pequeno almoço começar de manhã. Por isso é que vocês me vêm no Instagram a partilhar todos os dias o meu pequeno almoço porque é efectivamente importante para mim.
Dica 2: Planeia
Vocês sabem que eu sou fã de planeamento e que acredito que sem planeamento, não há sucesso. Principalmente quando queremos mudar hábitos na nossa vida. Precisamos de nos preparar para sermos bem sucedidas nesta mudança e nada melhor do que começares a planear.
Por exemplo, se queres começar a fazer exercício físico, planeia no início da semana os dias e as horas a que vais fazer exercício. Bloqueia esse horário na tua agenda e faz o teu melhor para que cumpras esse teu objetivo.
Sê realista quando planeares e dá um passo de cada vez. Se ainda não treinas, provavelmente decidires que queres treinar 1 hora por dia 5 vezes por semana pode não ser muito boa ideia. Começa por treinar 30 minutos 3 vezes por semana, por exemplo. Decide que os dias de treino vão ser às segundas, quartas e sextas às 19h. Compromete-te com o planeamento que fizeste e segue em frente.
Dica 3: Pensa sobre o porquê de quereres este hábito novo na tua vida
Ter um porquê forte é meio caminho andado para que consigas realmente mudar os teus hábitos. O teu porquê vai-te ajudar principalmente nos dias em que tu não tens motivação ou estás em auto-sabotagem, a arranjar todo o tipo de desculpas para não fazeres aquilo com que te comprometeste.
Escreve sobre o porquê de ser importante para ti mudares estes hábitos ou adquirires hábitos novos e recorda-te do teu porquê todos os dias. Isso vai-te ajudar a auto-motivares-te e a praticares essas ações até se tornarem hábitos.
Dica 4: Desenvolve a tua disciplina e consistência
Arranja uma forma de te manteres responsável perante a tua decisão de teres um hábito novo na tua vida.
Os hábitos são ações que repetes diariamente, por isso, a consistência e a disciplina são super importantes. A questão aqui é se tu acreditas que és uma pessoa disciplinada ou não. Se acreditares que o és, então vai ser muito mais fácil de trocares os hábitos.
Eu nem sempre achei que era disciplinada mas fui desenvolvendo esta minha capacidade de acreditar que o poderia ser. Fui pensando sobre como é que eu poderia ser mais consistente, como poderia ser mais disciplinada e foi todo um processo.
Uma coisa que me ajudou imenso a desenvolver consistência e disciplina foi começar a postar no Instagram. É verdade!
Na altura, estava a fazer todo o meu processo 100% sozinha e sentia a falta de uma comunidade que estivesse interessada e com os meus objetivos que eu. Por isso, decidi ir encontrar a minha própria comunidade e a postar cada vez mais sobre o que eu estava a fazer para perder peso e que me levou a ter uma vida mais saudável, equilibrada e leve. Para mim, resultou super bem, apesar de ter muita vergonha e de ter sido difícil encontrar pessoas verdadeiramente alinhadas com o que eu queria para a minha vida.
Por isso é que hoje em dia todos os Programas que tenho para ensinar mulheres a teres uma vida mais equilibrada, saudável e leve são em grupo – porque sei o poder de estarmos rodeadas de pessoas com o mesmo mindset que queremos ter.
Se te queres rodear dessas pessoas, vou-te deixar o link sobre a Comunidade Mais Leve onde eu ensino mulheres a terem uma vida mais equilibrada, saudável e leve para viverem na sua melhor versão. Para além de encontrares um grupo incrível que te pode ajudar a desenvolver a consistência e a disciplina necessário
Dica 5: Descomplica
Esta é, talvez, das dicas mais importantes que te posso deixar aqui. A maior parte das pessoas quando faz resoluções de ano novo ou quando decide que é altura de mudar tem tendência para complicar o processo.
A verdade é que quanto mais complicas, mais difícil vai ser para ti formar novos hábitos.
Quando eu comecei a desenvolver o hábito do exercício físico, uma das coisas que eu comecei a fazer para simplificar a minha vida foi vestir o sutien de desporto logo quando me levantava – e ainda hoje faço isso!
Na altura, comecei a fazer exercício ao fim de semana e assim que me levantava, tinha o sutien de desporto já em cima da cadeira do quarto pronto para eu vestir. Depois comecei a deixar a roupa de treino na casa de banho do piso de baixo para não ter de subir as escadas, ir ao quarto e distrair-me com alguma coisa.
Também decidi treinar em casa. Eu já tinha experimentado ir várias vezes ao ginásio mas acabava sempre por desistir. Ainda hoje eu treino em casa como vos mostro nos vlogs.
Estes pequenos truques ajudaram-me imenso a descomplicar todo o processo! Ainda hoje os uso!
Quando estás a desenvolver um hábito novo, há imensas resistências que vais encontrar pelo caminho. Essas resistências são as complicações que nós próprias criamos. Quanto mais resistências temos, mais difícil tudo se torna. Descomplica!
Dica 6: Sê intencional
Nós estamos aqui no mundo para sermos felizes, certo? É super importante que quando pensas nos hábitos que queres adoptar na tua vida, estes hábitos estejam alinhados com a vida que queres ter, uma vida mais saudável, mais equilibrada e mais leve. Começa por perceber o que te faz sentir feliz e depois sê muito intencional a escolher os hábitos que queres para a tua vida. É muito fácil deixarmo-nos levar pelo que os outros dizem, pelo que os outros fazem. Mas, o mais importante, é conheceres-te, saberes o que é importante para ti e para a tua vida e começares verdadeiramente a ter hábitos alinhados.
Faz as coisas de um lugar de amor próprio, de merecimento. Porque na realidade tu mereces fazer melhor por ti. Tu mereces. E faz as coisas porque te amas, porque gostas de ti, porque queres o melhor para ti.
Espero que estas dicas te tenham sido muito úteis!