
6 Trocas Saudáveis Que Tens de Fazer na Tua Alimentação
Com as informações contraditórias que existem na internet, é normal que por vezes se torne confuso por onde devemos começar para começarmos a ser mais saudáveis. Eu percebo-te: também já pesquisei imenso na internet sobre diversos alimentos e tentei perceber se seria uma boa ideia englobar esses alimentos na minha rotina.
Ora, de tudo o que fui estudando no meu curso de Health Coaching e por experiência própria, há uma regra fundamental básica que nunca deve falhar: o crowd out, ou seja, em vez de te privares de certos alimentos, a ideia é adicionares alimentos mais nutritivos à tua alimentação e trocares pelos alimentos que não são tão saudáveis.
Para te ajudar nesta tarefa, neste artigo vou-te dar 6 trocas saudáveis que podes e deves fazer na tua alimentação (e na tua rotina!)
Beber água em vez de beber sumo
Esta é uma dica bastante básica mas que, quando levada a sério, pode ter impactos brutais na nossa rotina e no nosso peso. Pensa comigo: se beberes dois copos de sumo por dia, estás a ingerir calorias, açúcares e outros ingredientes que por vezes nem sabes bem o que são, certo?
Ao beberes 200 ml de sumo por cada copo estás a consumir 28g de açúcar e, no mínimo, 120 calorias por dia (por dois copos). Imagina o impacto se começares a fazer esta substituição!
Começa por trocar um dos copos de sumo por um copo de água. Podes aromatizar a tua própria água e estarás a hidratar o teu corpo!
Podes também começar a levar a tua garrafa de água para todo o lado, para não seres apanhada desprevenida!
Comer pipocas em vez de batatas fritas
Se és como, então adoras estar em frente à televisão ou ao computador a ver séries e filmes e a petiscar algo. Ora… Normalmente este “algo”, costumam ser batatas fritas ou algo extremamente calórico e cheio de sal ou açúcar, estou certa? Acabas os pacotes e nem dás por ela…
E que tal começares a fazer as tuas pipocas em casa? Eu utilizo um recipiente de microondas, que não precisa de óleo ou açúcar! E as pipocas ficam saborosas e com muito menos calorias!
Comer granola em vez de cereais
Por vezes, apetece algo bem crunchy na nossa refeição. E, por vezes, a solução são os cereais de supermercado. Muitos deles, estão cheios de açúcar e óleos que são desnecessários ao nosso corpo!
A minha sugestão para trocares os cerais de supermercado é fazeres a tua granola em casa (porque a maior parte das granolas de supermercado apesar de parecerem saudáveis, não o são). Podes fazer a minha receita de granola ou fazeres ao teu próprio gosto!
Levar marmita em vez de ir comer ao restaurante
Esta foi uma das técnicas que comecei a aplicar quando comecei a trabalhar. Em vez de estar dependente do que existia nos restaurantes e cantinas, comecei a controlar as quantidades e o que levava para comer ao longo do dia quando estava fora de casa!
É uma mudança brutal na nossa rotina que nos poupa não só a nossa saúde como a nossa carteira!
Usar molho de iogurte em vez de maionese
Alguma vez leste o rótulo de uma maionese? Não só está cheia de óleos como também tem imenso açúcar e conservantes. Ao substituires a maionese pelo teu molho de iogurte preparado em casa, estás a fazer uma troca que te vai poupar o corpo de esforços desnecessários.
Basta colocares uma colher de iogurte grego com especiarias ao teu gosto numa taça e misturares tudo! Demora 1 minuto a fazer e fica delicioso!
Comer um cubo de chocolate preto em vez de nata com o café
Sentes falta aquele chocolatinho? Que tal começares a substituir a típica nata por um cubo de chocolate negro? Poupas em calorias e açúcar e, acredita que se tornares disto um hábito, vais agradecer começares esta substituição!
Este chocolate proteíco é óptimo e super saudável!
São escolhas simples como estas que fazem um processo de perda de peso ser muito mais simples e descomplicado. Podes e deves comer o que te dá prazer em quantidades certas e acrescentar à tua rotina novos alimentos mais nutritivos, com menos açúcar e calorias.
Lembra-te: ser saudável não tem de ser aborrecido! Diverte-te com o processo e experimenta alimentos e rotinas novas.
Como Emagreci 20 kg de vez - Antes e Depois - A Rita Santos
[…] Decidi também que ia explorar diferentes alimentos e focar-me mais naquilo que apoiava os meus objetivos – comer mais frutas, legumes, vegetais e ter atenção às quantidades que ingeria. Eduquei-me relativamente aos diferentes alimentos, explorei os efeitos no meu corpo e experimentei com diferentes formas de comer (jejum intermitente, diferentes snacks ao longo do dia, etc…). E optei por começar a ter hábitos mais saudáveis (vê aqui 10 substituições que podes começar a fazer já na tua alimentação) […]
Carla
Obrigada pelas sugestões. Eu há muito que não bebo sumos nem refrigerantes, também não como nem batatas fritas de pacote, pipocas muito raramente e tenho uma pipoqueira que não requer óleo, não uso nem gosto de maionese, também não como chocolate, mas quando o faço prefiro os com 70% cacau e café é puro ou com um pouco de bebida vegetal sempre sem açúcar. Cereais não como há anos, agora consumo müesli, granola ambos caseiros, ou faço alguma receita com aveia, tipo pão, panquecas, muffins ou papinhas.
Beijos 😘