
Como Emagreci 20 kg de vez – Antes e Depois
Tinha acabado de chegar a casa de uma consulta com a minha mãe, onde lhe foi diagnosticada uma doença rara e muito grava que a tinha deixado numa cadeira de rodas e dependente. O médico disse que não sabia se a doença era herditária e, na minha cabeça apenas pensava “E se eu tiver a doença? Ninguém vai conseguir cuidar de mim! Sou demasiado gorda, não tenho preparação física…”. Foi aqui que decidi começar a emagrecer! Mas havia uma questão fundamental: Como emagrecer?
Sempre tinha tido excesso de peso e lembro-me que me chamavam “matolona” “cheinha” “grande”… E isso era algo que me doía mas nunca ao ponto de me motivar a fazer as mudanças necessárias para emagrecer. Quando fui para a universidade as coisas pioraram e engordei ainda mais. Depois de acabar o meu curso em Biotecnologia, a minha mãe ficou gravemente doente e durante 1 ano a minha vida mudou radicalmente. Engordei ainda mais e cheguei aos 90 kg.
Foi naquele momento – no momento em que percebi que poderia ter a doença da minha mãe e teria imensa dificuldade em recuperar – que percebi que eu tinha de fazer uma mudança drástica no meu estilo de vida!
Comecei por ir comprar um livro de dietas – a dieta dos 31 dias. Não sabia muito bem o que tinha de mudar mas sabia que teria algo a ver com fazer dieta e fazer exercício físico. Comecei a dieta no dia seguinte a ter comprado o livro e estava comprometida em conseguir chegar ao meu objetivo! No entanto, ao fim de 1 mês a fazer a dieta e entre todas as exigências que se passavam na minha vida naquela altura (a minha mãe estava constantemente no hospital e tinha começado uma empresa na área da biotecnologia), esta dieta trouxe ao de cima duas coisas essenciais:
- Eu estava a comer para compensar as minhas emoções;
- Eu não queria passar fome no meu processo de perda de peso nem queria sentir que me estava a restringir.
Parei de fazer essa dieta e decidi começar a fazer exercício físico (a outra componente que eu sabia que era fundamental para eu perder peso). Pesquisei na internet e a resposta era clara: se eu queria emagrecer devia fazer cardio todos os dias. E eu assim o fiz! Comecei a correr todos os dias, mesmo sendo uma atividade que eu sabia que detestava! O meu comprometimento era imenso, ao ponto de fazer coisas que não gostava para chegar ao meu objetivo. Após alguns meses, percebi que o caminho também não era aquele. Será que teria de sofrer sempre para perder peso??
Até que decidi pensar de forma diferente e perguntei-me:
Como é que eu poderia perder peso de forma a gostar do processo e que conseguisse fazer para sempre?
Comecei por decidir que não me ia proibir de comer as coisas que mais gostava mas que ia comprometer-me a decidir com antecedência antes de as comer e, desta forma, conseguir controlar a minha fome emocional.
Decidi também que ia explorar diferentes alimentos e focar-me mais naquilo que apoiava os meus objetivos – comer mais frutas, legumes, vegetais e ter atenção às quantidades que ingeria. Eduquei-me relativamente aos diferentes alimentos, explorei os efeitos no meu corpo e experimentei com diferentes formas de comer (jejum intermitente, diferentes snacks ao longo do dia, etc…). E optei por começar a ter hábitos mais saudáveis (vê aqui 10 substituições que podes começar a fazer já na tua alimentação)
Para além disso, decidi começar a explorar outros tipos de exercício físico e descobri o site fitnessblender.com, com imensos treinos de várias durações e diferentes níveis de dificuldade. Os primeiros meses foram difíceis: não só em termos de motivação mas em termos físicos!
Primeiro treinava 10 minutos porque não aguentava mais. Depois aumentei para 15, 20, 15, 30, 35… até que comecei a fazer treinos de 60 minutos 5x por semana! Apaixonei-me pela minha rotina de treino e também pelos resultados que sentia no meu corpo – sentia-me com mais energia e em forma!
Mas… verdadeira mudança foi a mudança do meu pensamento!
A forma como eu pensava mudou radicalmente. Eu achava que para emagrecer tinha de fazer dieta e tinha de correr. Achava que tinha de sofrer e nunca mais comer as coisas que eu gostava tanto! Comia para disfarçar as minhas emoções e sentir-me bem. A forma como eu estava ligada emocionalmente à comida era algo que me fazia transportar todo o peso – físico e emocional também.
Aprendi que:
-Ser magra não significa felicidade: ou seja, ser magra não é o objetivo. Ser saudável é sempre o foco!
-Pensar de forma diferente faz-me agir de forma diferente: se eu trabalhar o meu mindset para fazer o que eu quero e atingir os meus objetivos então eu vou conseguir chegar lá;
-Ser paciente, resiliente e consistente são das competências mais importantes: perder peso não é um processo linear e vão aparecer imensos desafios pela frente;
-Quando as coisas se tornam difíceis de fazer ou quando não apetece fazer é quando temos de nos lembrar do porquê de o fazermos: no meu caso, lembrava-me constantemente daquele momento em que me vi doente e as pessoas sem conseguirem cuidar de mim porque eu tinha excesso de peso;
Entre muitas outras coisas que vou partilhando aqui no blog!
Esta é a história de como emagreci 20 kg de vez – Antes e Depois. Infelizmente apenas vos consigo mostrar a diferença no meu corpo mas acreditem: a Rita mudou ainda mais por dentro! Libertei muitos kg de emoções que transportava comigo e isso ajudou-me a libertar o meu peso físico.
Se também queres começar a tua jornada de perda de peso com o mindset e os hábitos certos então eu posso ajudar-te! Inscreve-te no Desafio de 21 dias para Perder Peso – onde tens acesso a tudo o que precisas para começares o teu caminho.
5 Lições que Aprendi na Minha Perda de Peso – A Rita Santos
[…] a escrever um artigo no Blog sobre como perdi 20 kg e comecei a pensar sobre as lições que a perda de peso me trouxe para a minha vida. Curioso […]
Como dizer "não" a um doce quando nos apetece dizer "sim" - A Rita Santos
[…] parece querer sabotar a tua dieta e a oferecer-te um doce! Eu sei o que isso é: passei pelo mesmo quando perdi 20 kg e agora que decidi perder 3 kg essa dificuldade voltou a surgir. Por isso, hoje vamos falar sobre […]
O Que Fazer Para Perder Peso - A Rita Santos
[…] que fiz há 8 anos atrás, quando decidi que queria perder peso e que, no meu caso, não resultou (podes ler mais sobre como emagreci 20 kg aqui). Fiz dietas, segui planos alimentares, corri imenso… e nada disso teve resultados […]