A Rita Santos

  • Home
  • Blog
    • Perder peso
    • Vida Saudável
    • Receitas Saudáveis
    • Óleos Essenciais
  • Sobre
  • Contactos
27 Mai 2020
Perder peso

Como Emagreci 20 kg de vez – Antes e Depois

Tinha acabado de chegar a casa de uma consulta com a minha mãe, onde lhe foi diagnosticada uma doença rara e muito grava que a tinha deixado numa cadeira de rodas e dependente. O médico disse que não sabia se a doença era herditária e, na minha cabeça apenas pensava “E se eu tiver a doença? Ninguém vai conseguir cuidar de mim! Sou demasiado gorda, não tenho preparação física…”. Foi aqui que decidi começar a emagrecer! Mas havia uma questão fundamental: Como emagrecer?

Sempre tinha tido excesso de peso e lembro-me que me chamavam “matolona” “cheinha” “grande”… E isso era algo que me doía mas nunca ao ponto de me motivar a fazer as mudanças necessárias para emagrecer. Quando fui para a universidade as coisas pioraram e engordei ainda mais. Depois de acabar o meu curso em Biotecnologia, a minha mãe ficou gravemente doente e durante 1 ano a minha vida mudou radicalmente. Engordei ainda mais e cheguei aos 90 kg.

Foi naquele momento – no momento em que percebi que poderia ter a doença da minha mãe e teria imensa dificuldade em recuperar – que percebi que eu tinha de fazer uma mudança drástica no meu estilo de vida!

Comecei por ir comprar um livro de dietas – a dieta dos 31 dias. Não sabia muito bem o que tinha de mudar mas sabia que teria algo a ver com fazer dieta e fazer exercício físico. Comecei a dieta no dia seguinte a ter comprado o livro e estava comprometida em conseguir chegar ao meu objetivo! No entanto, ao fim de 1 mês a fazer a dieta e entre todas as exigências que se passavam na minha vida naquela altura (a minha mãe estava constantemente no hospital e tinha começado uma empresa na área da biotecnologia), esta dieta trouxe ao de cima duas coisas essenciais:

  1. Eu estava a comer para compensar as minhas emoções;
  2. Eu não queria passar fome no meu processo de perda de peso nem queria sentir que me estava a restringir.

Parei de fazer essa dieta e decidi começar a fazer exercício físico (a outra componente que eu sabia que era fundamental para eu perder peso). Pesquisei na internet e a resposta era clara: se eu queria emagrecer devia fazer cardio todos os dias. E eu assim o fiz! Comecei a correr todos os dias, mesmo sendo uma atividade que eu sabia que detestava! O meu comprometimento era imenso, ao ponto de fazer coisas que não gostava para chegar ao meu objetivo. Após alguns meses, percebi que o caminho também não era aquele. Será que teria de sofrer sempre para perder peso??

Até que decidi pensar de forma diferente e perguntei-me:

Como é que eu poderia perder peso de forma a gostar do processo e que conseguisse fazer para sempre?

Comecei por decidir que não me ia proibir de comer as coisas que mais gostava mas que ia comprometer-me a decidir com antecedência antes de as comer e, desta forma, conseguir controlar a minha fome emocional.

Decidi também que ia explorar diferentes alimentos e focar-me mais naquilo que apoiava os meus objetivos – comer mais frutas, legumes, vegetais e ter atenção às quantidades que ingeria. Eduquei-me relativamente aos diferentes alimentos, explorei os efeitos no meu corpo e experimentei com diferentes formas de comer (jejum intermitente, diferentes snacks ao longo do dia, etc…). E optei por começar a ter hábitos mais saudáveis (vê aqui 10 substituições que podes começar a fazer já na tua alimentação)

Para além disso, decidi começar a explorar outros tipos de exercício físico e descobri o site fitnessblender.com, com imensos treinos de várias durações e diferentes níveis de dificuldade. Os primeiros meses foram difíceis: não só em termos de motivação mas em termos físicos!

Primeiro treinava 10 minutos porque não aguentava mais. Depois aumentei para 15, 20, 15, 30, 35… até que comecei a fazer treinos de 60 minutos 5x por semana! Apaixonei-me pela minha rotina de treino e também pelos resultados que sentia no meu corpo – sentia-me com mais energia e em forma!

Mas… verdadeira mudança foi a mudança do meu pensamento!

A forma como eu pensava mudou radicalmente. Eu achava que para emagrecer tinha de fazer dieta e tinha de correr. Achava que tinha de sofrer e nunca mais comer as coisas que eu gostava tanto! Comia para disfarçar as minhas emoções e sentir-me bem. A forma como eu estava ligada emocionalmente à comida era algo que me fazia transportar todo o peso – físico e emocional também.

Aprendi que:

-Ser magra não significa felicidade: ou seja, ser magra não é o objetivo. Ser saudável é sempre o foco!

-Pensar de forma diferente faz-me agir de forma diferente: se eu trabalhar o meu mindset para fazer o que eu quero e atingir os meus objetivos então eu vou conseguir chegar lá;

-Ser paciente, resiliente e consistente são das competências mais importantes: perder peso não é um processo linear e vão aparecer imensos desafios pela frente;

-Quando as coisas se tornam difíceis de fazer ou quando não apetece fazer é quando temos de nos lembrar do porquê de o fazermos: no meu caso, lembrava-me constantemente daquele momento em que me vi doente e as pessoas sem conseguirem cuidar de mim porque eu tinha excesso de peso;

Entre muitas outras coisas que vou partilhando aqui no blog!

Esta é a história de como emagreci 20 kg de vez – Antes e Depois. Infelizmente apenas vos consigo mostrar a diferença no meu corpo mas acreditem: a Rita mudou ainda mais por dentro! Libertei muitos kg de emoções que transportava comigo e isso ajudou-me a libertar o meu peso físico.

Se também queres começar a tua jornada de perda de peso com o mindset e os hábitos certos então eu posso ajudar-te! Inscreve-te no Desafio de 21 dias para Perder Peso – onde tens acesso a tudo o que precisas para começares o teu caminho.

3 Comments
Share

You May Also Like

Será Preciso Fazer Exercício Físico Para Perder Peso?

Fevereiro 14, 2020

O que podes começar a fazer já para perder peso

Outubro 12, 2020

Como dizer “não” a um doce quando nos apetece dizer “sim”

Junho 3, 2020
  • 5 Lições que Aprendi na Minha Perda de Peso – A Rita Santos
    Junho 3, 2020

    […] a escrever um artigo no Blog sobre como perdi 20 kg e comecei a pensar sobre as lições que a perda de peso me trouxe para a minha vida. Curioso […]

    Inicie a sessão para responder
  • Como dizer "não" a um doce quando nos apetece dizer "sim" - A Rita Santos
    Junho 15, 2020

    […] parece querer sabotar a tua dieta e a oferecer-te um doce! Eu sei o que isso é: passei pelo mesmo quando perdi 20 kg e agora que decidi perder 3 kg essa dificuldade voltou a surgir. Por isso, hoje vamos falar sobre […]

    Inicie a sessão para responder
  • O Que Fazer Para Perder Peso - A Rita Santos
    Junho 18, 2020

    […] que fiz há 8 anos atrás, quando decidi que queria perder peso e que, no meu caso, não resultou (podes ler mais sobre como emagreci 20 kg aqui). Fiz dietas, segui planos alimentares, corri imenso… e nada disso teve resultados […]

    Inicie a sessão para responder

Leave a Comment Cancel Comment

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

Previous Post
Pão de Iogurte Saudável
Next Post
5 Lições que Aprendi na Minha Perda de Peso
Olá! Sou a Rita

Olá! Sou a Rita

Health Coach, ajudo Super Mulheres a perderem peso através de um estilo de vida saudável para viverem na sua melhor versão!

Os meus produtos favoritos

Proteína de Baunilha

Flavdrops

Levedura Nutricional

Sementes de Cânhamo

Manteiga de Amendoim

Recente no Blog

  • Crumble de Maçã Saudável

    Fevereiro 19, 2021
  • Bolo de Maçã Húmido e Saudável

    Fevereiro 19, 2021
  • Bolo de Banana Saudável

    Fevereiro 5, 2021

Vê o último vídeo no canal

Vê o último vídeo no canal Vê o último vídeo no canal

Hoje trago-te alguns truques que podes usar para lidar com essa vontade de comer doces e como podes ultrapassar esses momentos!

Subscreve ao canal
  • Home
  • Sobre
  • Programas
  • Blog
  • Contactos
  • Politica de Privacidade e Termo de Responsabilidade

Copyright © 2021Site Powered by Pix & Hue.