
Como Mudar de Hábitos Para Uma Vida Saudável
Hoje vamos estar a falar sobre como ter hábitos mais saudáveis. Vocês perguntam-me imensas vezes como é que eu faço para ser saudável, como é que eu tenho motivação para treinar e comer saudável. Por isso, decidi escrever este artigo para vos ajudar e tornar um processo mais fácil.
Mas primeiro, temos de perceber o que são hábitos!
Hábitos são ações que fazemos todos os dias e quando acumulamos vários hábitos vamos obtendo vários resultados. Quando treinamos todos os dias, ficamos mais preparados fisicamente para tarefas como ir às compras e transportar os sacos (é um dos resultados possíveis!
Eu acredito que adquirir hábitos é mudar a nossa vida. E para conseguirmos lá chegar, há algumas coisas essenciais que temos de ter em conta.
Mudar de hábitos é mudar de identidade
Ora, se queremos mudar de hábitos é porque queremos mudar a nossa vida. E se vamos mudar a nossa vida, temos de nos identificar com ela para que estejamos alinhadas e felizes. Se as nossas ações/hábitos não forem alinhados com a nossa identidade, então sentimo-nos tristes e frustradas.
Quando comecei a minha jornada saudável, comecei a encarar essa jornada como uma transformação de estilo de vida. Eu não ia adoptar hábitos para mudar durante algum tempo para depois voltar ao mesmo. Eu fiz mudanças na minha vida através da aquisição de hábitos saudáveis e passei a ser o tipo de pessoa que treina 3 vezes por semana, que toma um pequeno almoço saudável todos os dias… As minhas ações passaram a refletir quem eu acredito que sou. Saudável e descomplicada.
Depois de percebermos que identidade é essa, quem é que queremos ser (neste caso mais saudáveis), temos de perceber que hábitos queremos ter.
Os hábitos que vamos desenvolver é o que dá origem à nossa vida.
E podemos inspirar-nos em algumas pessoas para perceber que tipo de hábitos queremos ter. Por vezes, essa inspiração pode levar à comparação da nossa vida com a vida dos outros. Nós não queremos isso.
Aqui está o verdadeiro desafio – não nos compararmos com os outros mas fazer com que esses hábitos resultem para nós.
Lá pelos outros treinarem 2 horas por dia, não quer dizer que tu também tenhas de o fazer para seres saudável. No meu caso, se treinar 30 minutos por dia, eu sinto que estou a ter uma vida mais saudável.
Tu tens de ser a tua própria motivação
Por vezes achamos que devemos ser como os outros e essa é a nossa motivação. No entanto, eu acho que nós temos de ter motivação intrínseca, que venha de dentro. A motivação externa também é útil mas é a motivação interna que te vai fazer mover, que te vai motivar.
Há que encontrar um (ou vários) motivos para que consigas ter os hábitos saudáveis que queres ter. Faz uma lista de motivos que sabes que te vão motivar a teres a vida que queres.
Como é que mudamos quando não nos apetece?
A mudança trás algum medo. Nós gostamos de estar dentro da nossa zona de conforto. E há muitas vezes que não vai apetecer sair da nossa zona de conforto. Mas se tivermos um bom motivo, se os hábitos que queremos ter nos fazem sentir bem, se temos uma identidade diferente, uma identidade em que deixamos as desculpas de lado e fazemos o que é preciso para mudar… vai ser muito mais fácil atingirmos a nossa melhor versão.
Por último…
Dá passos pequenos!
Quando começamos uma mudança de vida, devemos sempre começar por partir a nossa caminhada em passos pequenos. Se começarmos por fazer a lista de TUDO o que temos de mudar, vemos tanta coisa para mudar que desistimos antes de começar. É como se tivesses de fazer uma viagem hoje e não tivesses nada preparado! Ia ser super difícil e se calhar desistias de fazer a viagem.
Faz a mudança um pouco de cada vez. Esta semana começa por treinar 5 minutos, para a semana aumentas. Sê flexível.
Se precisas de ajuda, faz download do ebook gratuito 12 passos para ser saudável.