
Como perder peso quando os outros não apoiam
Alguma vez começaste uma dieta mas o teu marido insistia em pedir pizza para o jantar e comer batatas fritas à tua frente? Ou quando fazias uma escolha saudável eras automaticamente inundada com comentários sobre estares de dieta? Sei bem como te sentes porque quando eu estava a perder peso parecia que as pessoas à minha volta não me ajudavam nem me apoiavam nas minhas escolhas. Parecia mesmo que queriam sabotar as minhas escolhas!
Apesar de eu saber que as minhas escolhas não dependiam deles, era difícil estar sozinha no meio de pessoas que não estavam na mesma batalha que eu. Mesmo assim, consegui perder 20 kg e hoje partilho contigo algumas dicas para conseguires perder peso quando os outros não te apoiam.
Não tentes controlar o que os outros fazem
Este é o primeiro passo para realmente conseguires perder peso e não dependeres do que os outros pensam/dizem/fazem. As pessoas à tua volta vão sempre comentar e vão sempre fazer as suas escolhas, independentemente daquilo que tu queiras.
Quando eu já tinha perdido 10 kg e ainda me faltavam outros 10 para estar no peso dito “normal”, a minha avó estava sempre a dizer que eu estava muito magrinha e que devia comer mais (e ainda hoje o diz, após 6 anos). Fazia comida a mais para eu comer e comentava sempre que eu comia muito pouco. No início, esta postura deixou-me um pouco chateada. Fui contrapondo e chegámos a discutir algumas vezes. Mas depois comecei a perceber que ela não o fazia nem o faz porque me quer ver gorda. Comecei a respeitar, aceitar e não controlar nem contrapor.
Por isso, não tentes controlar as ações dos outros porque não podes fazê-lo. É absolutamente impossível e só vais ficar mais frustrada e triste. Em vez disso, aceita que estão em fases diferentes e que os comentários que as pessoas fazem são apenas reflexo do seu desconforto perante a tua mudança.
Alinha-te com o teu compromisso diariamente e prepara algumas respostas com humor
Considero a utilização do humor uma das melhores armas em qualquer situação em que precises de comunicar os teus limites. Criamos empatia ao mesmo tempo que fazemos passar a nossa mensagem de uma forma leve e sem chatices.
Da próxima vez que te perguntarem se estás com a mania das dietas, responde com humor como por exemplo “É verdade, agora deu-me para isto!”, ri-te perante a situação e transita de assunto. Para isto, vais ter de te alinhar todos os dias com o teu compromisso e intenção de perder peso e fazer as melhores escolhas, aconteça o que acontecer.
Rodeia-te de pessoas que realmente te compreendem e estão a passar pelo mesmo que tu
É a minha última dica mas é, talvez, das mais importantes para qualquer processo de mudança. É difícil ser a excepção à regra. Mas quando estamos rodeadas de pessoas que nos compreendem é muito mais fácil.
Eu não tive essa sorte mas decidi que no Programa Guideline, o meu programa de perda de peso, iria ser um programa de grupo. Porquê? Porque sei o quão importante é termos aquele sítio onde podemos falar sem julgamentos. Colocar dúvidas e sentirmo-nos compreendidas.
Espero que este artigo te tenha sido muito útil para começares a lidar com esta dificuldade e que comeces a perder peso mesmo que os outros não te apoiem. Lembra-te: as escolhas são tuas. Alinha-te com aquilo que queres e rodeia-te de pessoas que te percebem.