
Como praticar o amor próprio + 5 truques práticos que eu uso todos os dias
Sabias que tu és um ser humano super especial? És mesmo! E tu mereces ser amada! Se calhar ouviste isto e achas que eu estou a mentir. Que nem és assim tão especial! Que há outras pessoas melhores do que tu no mundo. Que não és perfeita e estás muito longe de lá chegar. És mesmo tu que precisas de ver este vídeo hoje porque vamos falar sobre amor próprio – porque a primeira pessoa que tem de te amar és tu. Eu acredito que só quando nos amamos é que vamos aceitar o amor que os outros têm para nos dar e tudo aquilo que a vida ainda tem para nos oferecer.
E podes estar a pensar que praticar o amor próprio é uma experiência estranha e até difícil. Afinal, ninguém nos ensina a fazer isto na prática. E se calhar até estás a pensar que as pessoas que se amam são narcisistas e só olham para os eu próprio umbigo. Mas o amor próprio não é isso.
Amor próprio é estares alinhada contigo mesma, com o teu bem-estar e com a tua felicidade.
Significa que estás a cuidar de ti, sem sacrificares o bem-estar dos outros pelo caminho. Toda a gente pratica o amor próprio de maneira diferente, porque somos todas diferentes.
Para algumas pessoas, amor próprio pode ser: priorizares-te, falares contigo com carinho (tal como falas com as tuas amigas), seres verdadeira contigo mesma, teres limites saudáveis… e também pode ser teres hábitos saudáveis para cuidares de ti por exemplo. Ou seja, desenvolveres o teu amor próprio pode ser um dos motivos pelos quais tu queres ter uma vida mais saudável.
Ou seja, o amor próprio é aprenderes a tomar conta de ti por dentro e por fora!
Tu tens de te amar primeiro antes de amares a tua própria vida e os outros que estão à tua volta! Tens mesmo de gostar de ti para fazeres alguma coisa por ti. Como é que podes ter um estilo de vida melhor e atingir os teus objetivos, se não te amas o suficiente para fazeres isso por ti? Vais-te bater até chegares a um estilo de vida mais saudável? O que vai acontecer quando atingires esse objetivo? Se calhar vais pensar em tudo o que correu mal e nem vais aproveitar a jornada que fizeste para conseguires chegar lá.
Por isso é que desenvolveres o teu amor próprio é tão importante. Como em tudo na vida, isto exige prática diária. Ou seja, tens de treinar para desenvolveres o teu amor próprio.
Partilho contigo 5 truques práticos para começares a praticar o amor próprio:
Dica #1: Começar o dia com coisas positivas!
É verdade, eu começo o meu dia com o meu journal e que escrevo todos os dias 3 coisas pelas quais eu sou grata. Isto é uma forma de amor próprio porque ao escrever estas 3 coisas estou a mudar o meu mindset para algo mais positivo e, por consequência, a cuidar mais de mim, este caso, internamente.
Dica #2: Alimentar-me de forma saudável:
Comer de forma saudável depende muito de pessoa para pessoa. O que é uma alimentação saudável para mim pode não ser para ti e está tudo bem. Para mim, comer de forma saudável é ser equilibrada nas minhas opções, é ouvir o meu corpo quando tem fome e respeitá-lo, é saber o que me faz bem e comer mais desses alimentos do que alimentos processados. É alimentar-me de forma a que não me sinta em restrição mas sim em liberdade para comer o que eu quiser – e fazer as opções que acho que são melhores para mim, tendo em conta que ouço o meu corpo e o respeito. Para vocês, pode ser algo completamente diferente. E está tudo bem, desde que o façam porque estão a cuidar de vocês.
Dica #3: Aceitar que eu tenho defeitos e que isso significa que eu sou perfeita tal como sou.
Esta é talvez das mais difíceis de praticar! Somos ensinadas que temos de ser de uma determinada forma, não ter estrias, não ter celulite, ter o corpo perfeito, ser magras… Somos ensinadas que não devemos errar, não devemos falhar. Mas isso só nos prende dentro de 4 paredes num buraco escuro e que não nos permite ir a lado nenhum.
Ainda mais com as redes sociais a mostrarem tudo o que é perfeito, podemos cair nessa armadilha de que nós temos de ser perfeitas. Na realidade, já somos. Talvez não vejas isso agora. Mas começa por semear essa semente dentro de ti. Podes usar as afirmações positivas para te ajudar como por exemplo “eu sou suficiente tal como eu sou neste momento” e podes repeti-las e escrevê-las no teu journal.
Dica #4: Aprender algo novo todos os dias.
E isto pode significar que vais ver um vídeo novo no Youtube sobre amor próprio 😉 vais aprender uma receita saudável para fazeres, vais-te inscrever num curso novo e ver uma aula todos os dias… Escolhe uma área do teu interesse e começa agora a aprender algo novo. Eu faço questão de todos os dias aprender algo novo e de apontar o que aprendi no meu journal!
Dica #5: Ouvir uma música que te faça sentir bem todos os dias!
E se der para dançar, porque não? E pode ser a música calma ou uma música mais alegre. O que interessa é que te faça sentir melhor!
Dica #6 extra: Arranja um journal, um caderno onde escreves pelo que és grata, pelo que queres receber, o que aprendeste… Aprende a amar todas as coisas na tua vida.
Eu vou deixar um PDF neste artigo com um template para começares a preencher todos os dias. Eu já faço isto há vários meses e posso-te dizer que me ajudou a lidar com a minha ansiedade, ajudou-me a ser mais positiva e aberta ao que eu quero receber e a elevar mais a minha vida.
Desenvolveres o teu amor próprio é algo que demora tempo e prática mas eu sei que tu consegues fazer isto. Mesmo que aches que não vales a pena, fecha os olhos e ouve com atenção: tu és suficiente e mereces todo o amor! Sem amor próprio não te sentes alinhada. Por isso, ama-te primeiro para amares a tua vida e os outros. Espero que tenhas gostado destas dicas.