
Como ter um mindset positivo e de crescimento no dia-a-dia
Para mim, a forma como nós pensamos é a base da forma como nós vivemos. Por isso, se eu quero ter uma vida mais feliz tenho de ter um mindset de crescimento e aprender a manter o meu pensamento positivo no meu dia-a-dia porque é assim que a vida muda. Na nossa rotina do dia-a-dia.
Eu gosto de pensar nisto da mente, dos pensamentos e do mindset como penso sobre o meu corpo: se eu quero ter um corpo saudável e feliz, vou comer alimentos nutritivos e que me façam sentir bem diariamente. O mesmo acontece com o nosso pensamento: se quero ter um mindset saudável e feliz então tenho de alimentar a minha mente com coisas saudáveis e felizes.
Há várias coisas que eu faço na minha vida para manter um mindset positivo e de crescimento e quero muito partilhar convosco algumas das minhas dicas neste post de hoje.
Dica #1: Lê livros de desenvolvimento pessoal
Eu tenho um vídeo aqui no canal com 5 livros de desenvolvimento pessoal que recomendo imenso, vou deixar o link na descrição. Mas mais do que ler os livros acho que é retirar o que nos faz sentido de cada livro e aplicar na nossa vida. O nosso pensamento muda também quando fazemos coisas diferentes. Não te limites apenas a ler os livros e pensar “Ah que interessante”. Aponta ações que podes começar a fazer na tua vida, no dia-a-dia. Não tem de ser nada super complicado! Começa aos poucos e vais ver que o teu pensamento também vai começar a mudar
Dica#2: Reune-te de pessoas que te inspiram
Segue pessoas nas redes sociais que te inspirem, adere a comunidades de desenvolvimento pessoal, dentro da Academia Mais Leve temos a Comunidade Mais Leve que tem esse propósito – ajudar-te a seres a tua melhor versão a cada dia, de dentro para fora! vai a eventos ou retiros em grupo, selecciona as pessoas com quem falas durante o dia…
Dica #3: Faz pausas para teres consciência do que estás a pensar ao longo do dia
Grande parte dos nossos pensamentos são inconscientes. Estão a ver aquela imagem muito conhecida da ponta do icebergue fora de água mas quando olhamos por baixo de água está muito mais escondido? Os nossos pensamentos são assim. Pensamos de forma automática. Por isso, eu acho importante fazer algumas pausas ao longo do dia para percebermos o que estamos a pensar e de que forma é que isso nos está a impactar. Poderás estar a ter um dia negativo porque simplesmente estás com pensamentos negativos. Mas assim que tens consciência desses pensamentos podes muda-los para algo que te apoie mais! A minha sugestão é que comeces de manhã ao acordar: o que pensas assim que acordas?
Será algo do género: “Não me apetece nada ir trabalhar!!” – já viste o impacto deste pensamento no teu dia a dia? Provavelmente sentes-te super desmotivada para te levantares e até te custa passar o dia!
Porque não começares o dia a mudares este pensamento para: “Estou grata por ter um trabalho”? Como achas que te irias sentir ao longo do dia?
O que me leva à próxima dica…
Dica #4: Foca-te naquilo que há de positivo e aprende a lidar com o que há de negativo
O dia até pode estar a correr super bem mas basta receber um e-mail do chefe a reclamar que já muda o dia todo, não é verdade? Bem, não tem de ser assim. A verdade é que isto acontece porque assim que acontece algo de negativo a nossa mente agarra-se a isso quase como um pega monstros pegajoso e não larga! Tudo o que aconteceu e que foi positivo durante o dia vai por água abaixo.
Nós temos a possibilidade, diria até a responsabilidade, de aprender a lidar com essa parte “negativa” do nosso dia sem que isso estrague o nosso dia! Aplicando a dica anterior, podemos perceber o que estamos a pensar relativamente aquela situação e mudar esse pensamento.
Dica #5: Começa o dia com gratidão
Agradece! Sim, agradece! As coisas boas, as coisas menos boas (por terem sido momentos de aprendizagem)… Mas começa o dia com uma lista de gratidão. Podes começar por agradecer uma coisa, depois duas, depois três… O mais importante é que comeces. Podes agradecer coisas grandes, coisas “pequenas”… Sinceramente, isso não interessa. A única coisa em que te deves focar é em sentir verdadeira gratidão por essa coisa. Não se trata só de escrever ou pensar sobre isso – trata-se de sentires verdadeira gratidão. Pelo que és grata hoje? Agora? Neste momento?
Dica #6: Dedica uma parte do teu dia a ti mesma
E eu sei que isto pode ser verdadeiramente desafiante principalmente quando temos tanta coisa a acontecer ao nosso redor. Mas eu gostava que te desafiasses a mudar a forma como pensas relativamente a tirares uma parte do teu dia para ti. Certamente estás a pensar “Não tenho tempo” ou então cada vez que tiras um tempo par ti sentes-te culpada por o fazeres. Mais uma vez, tudo isto começa da forma como pensas!
E se eu te disser que cada vez que dedicas um pouco do teu dia a ti mesma estás a ganhar tempo? Estás também a dar mais aos outros porque, como costumo dizer, estás a dar de “copo cheio” em vez de “copo vazio”. Terás mais paciência para os teus filhos, amigos, marido, pais… E ganhas tempo porque fazes as coisas de forma mais leve em vez de ser de forma apressada.
5 minutos. Não precisas de mais.
Eu espero que tenhas gostado deste post e que te tenha sido útil de alguma forma. O que levas daqui? O que vais começar a implementar no teu dia-a-dia para mudar os teu mindset e tornáreis-vos a tua vida mais positiva e feliz?
Até já,
Rita