
Como ter uma vida mais natural? Produtos naturais que uso na minha rotina diária
Durante alguns anos que sabia que era importante mudar os meus hábitos de vida e tornar a minha vida mais natural. Isto porque tendo crescido num meio rural, onde ter terra nas unhas é algo normal (e confesso que até sabe bem), sabia o quão bom era para mim e para a minha saúde. Mas havia um problema: não tinha ideia por onde começar!
Hoje partilho convosco a minha história sobre como comecei a ter uma vida mais natural e os produtos que uso hoje em dia na minha rotina diária.
É um processo imperfeito mas contínuo
Desde sempre que me lembro de ter um contacto especial com a natureza. Gosto de ir ao quintal apanhar legumes e frutas frescas para comer, gosto de ver as galinhas a passear pelo quintal e orgulho-me de ter estas experiências tão importantes para a minha saúde. Por isso, desde há muitos anos que decidi que iria ter uma vida o mais natural possível e informar-me e aprender cada vez mais sobre este assunto.
Mas apesar do meu contacto com a natureza, a substituição dos produtos que usava na minha rotina desde shampoos, detergentes, cremes para a cara, pasta dos dentes, desodorizantes, foi algo que fui fazendo de forma gradual e imperfeita. Este caminho tem sido desafiante mas tenho progredido no sentido de substituir tudo aquilo que sei que não é melhor – nem para mim nem para a natureza.
Comecei por ter uma alimentação mais saudável
O meu processo de perda de peso foi o verdadeiro primeiro passo para ter uma vida ainda mais natural. Isto porque apercebi-me que não era por ser magra que iria ser saudável – e se eu queria ser saudável tinha que estar mais ligada a uma vida natural. Por isso, comecei por fazer substituições na alimentação!
Comecei a dar mais valor ao que é produzido em Portugal, comecei a colher mais alimentos do quintal, comecei a apaixonar-me ainda mais por cozinhar alimentos frescos… e, hoje em dia, não dispenso alimentos no seu estado natural em todos os meus pratos principais! Desde frutas, legumes e vegetais, dou prioridade ao que venha no seu formato original.
Recentemente, fui viver para um apartamento e o meu acesso ao quintal é condicionado (apesar de ter a grande sorte de viver perto do meu pai que faz questão de plantar imensas coisas!). Mas isso não me demoveu de eu própria começar a plantar as minhas ervas aromáticas. Comecei com 3 vasos com salsa, capuchinha e orégãos e agora temos outros 3 vasos com cebolinho, alecrim e manjericão.
Se vives num apartamento, começa por algo pequeno como eu. Pensa nas ervas aromáticas que mais utilizas e estuda a hipótese de as fazer crescer em casa. Poupas dinheiro e ainda tens direito a todo o sabor de ervas frescas.
Utilização dos óleos essenciais e produtos naturais
O próximo passo que dei para ter uma vida mais natural foi começar a usar os óleos essenciais para a minha saúde mental e para substituir medicações como antidepressivos e ansiolíticos para dormir. Este foi um passo importante para mim depois de ter estado de baixa durante quase 6 meses devido a burnout, depressão e ansiedade.
Como biotecnóloga e investigadora, tive a oportunidade de acompanhar várias experiências e projetos ligados aos óleos essenciais e, por isso, já conhecia os seus poderes fantásticos. Mas foi apenas quando decidi deixar a medicação para a ansiedade é que procurei este recurso e investi (há cerca de 2 anos).
Comecei por utilizar o Kit Família da doTerra (falo mais sobre isso aqui) e tenho explorado cada vez mais as utilizações dos óleos essenciais. Desde a utilização para o cabelo, infeções, queimaduras, limpezas… é um mundo por explorar!
Algumas utilizações que faço neste momento:
-óleo essencial de limão em conjunto com vinagre para limpar o chão;
-óleo essencial de melaleuca e lavanda para infeções urinárias;
-óleo essencial de lavanda para ajudar a adormecer
Podes ter acesso a mais informações sobre como usar os óleos essenciais para uma vida mais natural neste mini-curso gratuito de 5 dias!
Como estou inscrita na doTerra e tenho descontos especiais, comecei também a usar os produtos naturais que disponibilizam: shampoos, desodorizantes, pasta dos dentes, suplementos alimentares e creme para a cara. Tudo à base de óleos essenciais. Podes saber mais sobre isto neste post.
Mas não quero ficar por aqui! A minha intenção é melhorar ainda mais a minha rotina natural e, por isso, estou a pesquisar sobre novas formas de ter uma vida mais natural e apoiar o planeta. Penso que, para mim, segue-se a aplicação de princípios como os da redução do plástico na minha rotina.
Espero que este post te tenha inspirado a começar a usar produtos mais naturais na tua rotina – por ti e pelo planeta!