
Como dizer “não” a um doce quando nos apetece dizer “sim”
Estás de dieta… Mas há sempre alguém à tua volta que parece querer sabotar a tua dieta e a oferecer-te um doce! Eu sei o que isso é: passei pelo mesmo quando perdi 20 kg e agora que decidi perder 3 kg essa dificuldade voltou a surgir. Por isso, hoje vamos falar sobre como dizer “não” a um doce quando apetece dizer “sim”.
Na quinta-feira dia 29 de Maio, fiz um treino de 27 minutos que há uns meses atrás seria um treino completamente normal. Mas nessa quinta-feira, o treino custou imenso a passar. Tive de parar várias vezes para recuperar o fôlego e ainda reclamar comigo mesma por não estar a conseguir acompanhar. Para além disto, sentia-me sem energia, sem foco e pouco produtiva durante o dia. Comecei a juntar os pontos todos e foi aí que tomei uma decisão: tenho de começar a apostar mais na minha saúde e forma física!
Para me motivar, comecei a fazer o Desafio de 21 Dias Para Perder Peso como ferramenta para me manter focada nos meus objetivos. Um dos hábitos dentro do desafio é “Deixar de comer um alimento que não apoia os teus objetivos”. O alimento que decidi deixar foi o chocolate de leite porque todos os dias ao final do dia criei (juntamente com o Sérgio, o meu namorado) o hábito de comer (e cada vez mais!).
Dizer que “não” a um doce pode ser uma tarefa muito difícil. Principalmente quando dizemos que “não” a uma pessoa que nos é tão importante. O primeiro dia do desafio chegou e o Sérgio fez-me a temida pergunta “Queres chocolate?”. A primeira resposta foi “não posso porque estou a fazer o desafio de 21 Dias!!!”, seguida de culpa por saber que se eu não comesse ele também não iria comer. Mas depois corrigi “Eu não quero comer porque estou comprometida com a minha forma física!”. Reparem como são duas respostas completamente diferentes – uma trás a obrigação de “não poder” e a outra trás o controlo de “eu não quero!”.
Podes começar exactamente por aqui: começa por substituir o “eu não posso” por “eu não quero”.
“Eu não posso” – parece que és vítima de algo. Parece que não tens controlo sobre a situação. Causa um sentimento de pouca responsabilidade perante a situação.
“Eu não quero” – és TU que tens o controlo. És tu que mandas no que fazes ou não fazes. Trás responsabilidade perante a situação.
Há outras coisas que podes e deves fazer para conseguires ultrapassar esta dificuldade:
#1: Compromete-te com os teus objetivos:
Comprometimento significa que vais fazer o que estiver ao teu alcance (e ás vezes ultrapassar tudo isso até), para conseguires atingir o teu objetivo. Se queres perder peso ou melhorar a tua forma física e mental, então está na altura de te comprometeres! Decide já que vais fazer tudo o que for possível para atingires esse objetivo, mesmo dizer que “não” quando apetece dizer “sim”.
#2: Define um motivo
O teu motivo é o que te vai dar motivação para fazeres o que precisas de fazer. Muitas vezes, quando vemos uma foto no Instagram ou Facebook de pessoas magras ou com abdominais definidos pensamos “também quero ser assim” e tentamos fazer dieta ou restringir o que comemos para nos parecermos mais com aquele padrão. Este tipo de motivos não são os que te vão levar longe porque são motivos que têm a ver com os padrões de outras pessoas. Define o teu próprio padrão: como é que te queres sentir, o que é que queres para ti, independentemente do que vês nos outros.
#3: Decide com antecedência
Decidir com antecedência o que vais fazer/comer ajuda-te a estar preparada para situações como dizer que “não” quando apetece dizer “sim”. Ficas mais segura das tuas respostas e não hesitas quando a pergunta “Queres um chocolate?” aparece. Porque já sabes, já decidiste, já estás comprometida e tens um motivo suficientemente forte para dizer “não”.
No fundo, é uma questão de respeito para contigo mesma. Ao dizeres que “sim” aos outros, dizes que “não” a ti mesma. Lembra-te que os teus objetivos valem a pena. Aquilo que queres para a tua vida vale a pena. E, por vezes, isso significa dizer que “não” a algumas coisas para dizeres que “sim” a ti mesma! Bora lá Super Mulher!