
É preciso passar fome para perder peso?
Temos algum peso para perder. O que é que fazemos? Começamos uma dieta, um treino novo, deixamos de comer tantos doces… a balança começa a descer mas não é rápida para sentirmos que estamos a fazer o suficiente. Vivemos numa era de gratificação instantânea, ou seja, fazemos algo e queremos a recompensa. Neste caso, a recompensa é subir para a balança e o número descer de um dia para o outro mas… nem sempre acontece! Ficamos frustradas e decidimos desistir ou tomar medidas mais drásticas. Vamos focar-nos hoje nesta medidas mais drásticas – começamos a comer menos, a “fechar a boca” porque achamos que os resultados irão ser mais rápidos. E é sobre isto que vamos falar hoje: será preciso passar fome para perder peso?
Passar fome para perder peso resulta?
Vamos começar por aqui – será que resulta? Se comes menos e gastas mais energia, o teu corpo vai usar a energia que já tem acumulada no corpo numa primeira fase e assim, perdes peso. A gordura vai começar a desaparecer e a balança vai mostrar um número mais baixo muito rapidamente. A questão não é se resulta.
A questão é se consegues fazer isso para o resto da tua vida, tendo em conta que queres ser feliz e sentir-te bem contigo mesma. Provavelmente não.
Vais começar a sentir-te cansada, sem energia. Vais olhar ao espelho e continuar a ver o que sempre viste. Vais ficar contente com o número na balança mas deprimida com o estilo de vida que estás a viver. Porque queres ser livre de comer o que queres. Porque queres amar-te como és.
Por isso, a longo prazo, passar fome para perder peso é uma estratégia péssima. Ter medo de comer nunca é a resposta para uma perda de peso saudável e sustentável. E se tomares esta medida drástica para chegares ao teu objetivo e tornares a perda de peso demasiado difícil, vais acabar por desistir e perder fé em ti e no teu corpo.
E isto não se trata apenas sobre a forma como te vês mas também tem grandes impactos em termos biológicos, ou seja, da forma como teu corpo trabalha. Não me vou alongar sobre este assunto mas apenas quero deixar a indicação de que o teu corpo sofre com este tipo de ações.
O teu porquê para perder peso
E isto leva-me à questão: qual é o teu motivo para perderes peso? Porque queres perder peso? Como é que a tua vida vai ser diferente se perderes peso?
Queres perder peso porque… odeias o que vês ao espelho?
Ou porque queres amar-te como és, ter uma vida mais leve e feliz?
Repara: Quando perdes peso (ou seja, vês um número mais baixo na balança) não vais amar o teu corpo instantaneamente só porque aparece aquele número que tanto querias ver. Quando deixas de comer para perder peso porque odeias o teu corpo, vais sentir que o processo é demasiado difícil. Vais perder peso a ter uma vida triste e não te vais sentir bem com contigo mesma. E se assim é, qual é a ideia de passar fome para perder peso?
Enquanto que se aprenderes a ter uma boa relação com a comida, a perceber como lidar com as tuas emoções, a gostares de ti mesma e do que vês ao espelho… aí sim toda a tua vida fica bem mais leve e bem melhor.
Paciência é palavra de ordem para perder peso
É normal querermos tudo para ontem – eu também sou assim! A minha primeira dieta foi de um livro que tinha na capa “30 dias” e eu achava que no final desses 30 dias iria ficar magra e feliz. Passei fome e consegui enjoar a gelatina (o alimento que era permitido comer quando tinha fome, que era a toda a hora).
Desisti porque era muito difícil. Depois de algumas dietas, percebi que precisava de paciência comigo e com o meu corpo. Eu estava a fazer o melhor por mim e pelo meu corpo. E isso fazia valer a pena todo o tempo que eu investia em alimentar-me bem, fazer exercício, reduzir o stress, aprender a gerir o meu tempo, pesquisar coisas novas que poderia pôr em prática, entre muitas outras coisas…