
Porque Deves Preparar a Tua Comida Com Antecedência
Ainda não preparas as tuas refeições com antecedência? Esta pode ser a receita para o desastre quando se quer perder peso e ter um estilo de vida mais saudável. Temos uma vida demasiado ocupada e cheia de coisas a acontecerem diariamente que, quando chega à hora de cozinhar, podemos pensar que será mais fácil encomendar ou fazer algo rápido (que normalmente é muito pouco saudável, não é verdade…).
E se eu te disser que existe uma forma super rápida de preparares as tuas refeições e que ainda te ajuda a alcançar os teus objetivos de perda de peso? E existe mesmo!
A preparação das marmitas é uma técnica absolutamente genial para quem tem pouco tempo mas quer ter uma alimentação mais saudável e consciente! Bastam 2 horas por semana para teres várias refeições prontas e não teres de pensar sobre isso durante a semana.
Preparar marmitas é mais fácil do que o que parece
Sei que pode parecer que vais passar horas e horas intermináveis na cozinha para conseguires preparar as refeições que precisas. Mas, na realidade, se planeares tudo o que precisas com antecedência a preparação das marmitas pode ser um processo bastante fácil e prático. Com alguma experiência, em 2 horas consegues preparar 10 refeições! Para além desta vantagem, existem ainda muitas outras como:
-Poupas dinheiro: porque quando vais às compras já sabes o que vais comprar e em que quantidades, evitando desperdício. Também ficas menos dependente de teres de almoçar ou jantar fora por falta de tempo;
-Libertas espaço na tua mente: já sabes o que vais comer, não precisas sequer de pensar sobre o que tens de cozinhar ou fazer;
-Tens mais tempo para fazer o que realmente importa: ficas com a agenda mais livre para fazeres outras coisas durante a semana;
Se estas vantagens não te convenceram, então, pensa na liberdade que irás sentir ao saberes que tens as tuas refeições sempre prontas e que essas refeições são saudáveis porque foste tu que as preparaste. Confesso que só de pensar, já me sinto melhor comigo mesma por ter as minhas marmitas no frigorífico.
Há várias formas de preparares as tuas marmitas
Comecei a preparar marmitas porque percebi que tinha de me preparar para fazer as minhas refeições saudáveis. Primeiro comecei por cozinhar à noite e guardar as sobras para o outro dia comer ao almoço. E isso resultou até ao dia em que cozinhei para a minha família e não sobrou nada. O resultado foi… ter ir almoçar fora e fazer uma escolha que não apoiava nada os meus objetivos. Na altura ainda trabalhava por conta de outrem e foi a única solução que tinha disponível.
A partir desse dia decidi que ia começar a preparar as minhas marmitas todos os domingos de manhã, enquanto fazia o almoço de domingo. Levantava-me de manhã cedo, ias às compras, chegava a casa e fazia as minhas marmitas. No início demorei 4 horas. Depois de alguns meses, cheguei a demorar apenas 2 horas para preparar pequeno almoço, almoço e snacks. Decidi não preparar o jantar porque gosto imenso de cozinhar e é uma atividade que considero relaxante.
Tu podes fazer o mesmo: podes cozinhar à noite e guardar para o almoço, podes começar por preparar apenas os snacks ou o pequeno almoço… O importante é começares a planear o que queres comer.
Se a espontaneidade estivesse a resultar, não terias dificuldade em ter uma alimentação saudável e perder peso
Repara: se estás a depender da tua força de vontade para fazeres escolhas mais saudáveis para perder peso e não estás a conseguir é apenas porque não estás a preparar-te devidamente para essa mudança.
O nosso cérebro quer ser sempre o mais eficiente possível. Para seres eficiente, tens de treinar essas escolhas. Se tens treinado escolhas menos saudáveis, é isso que vais fazer intuitivamente. Por isso é que é tão importante planeares as tuas refeições e as tuas marmitas.
Sei que pode ser desafiante mas nós somos mulheres de desafios. Por isso, começa hoje por pesquisar algumas receitas e fazer uma lista de compras. Depois é só decidires a que horas e em que dia vais fazer as refeições e comprometeres-te com essa ação.