
Perder peso e aceitação – um depende do outro?
“Quando perder peso vou-me sentir muito melhor comigo mesma. Vou ter mais auto-estima, vou ser mais confiante e vou fazer tudo aquilo que não posso fazer agora porque sou gorda.” – também pensas isto? Também estás à espera de perder peso para fazeres aquilo que queres?
Eu percebo-te. Eu também achava que quando perdesse peso ia ter o corpo perfeito e isso ia-me dar mais auto-estima e mais confiança em mim mesma para ir à praia sem medo de ser julgada. Mas, na realidade, quando perdi peso a única coisa que mudou foi o facto de ter um corpo diferente para ter coisas que não gostava nele. As estrias, a celulite, a forma estranha da minha barriga… Estava enganada! Não foi a perda de peso que me trouxe mais confiança e auto-estima.
Esta é também uma dificuldade das minhas clientes – algumas sentem-se proibidas de ir à praia porque têm excesso de peso, outras olham-se ao espelho e não gostam do que veem. É difícil aceitar um corpo diferente daquilo que gostávamos que fosse, principalmente com tantas comparações que fazemos com aquilo que achamos ser o “corpo perfeito”.
A aceitação é o primeiro passo para teres mais confiança e auto-estima.
Quando falo de aceitação, a maior parte das minhas clientes responde que não quer aceitar o seu corpo. E está tudo bem! Não tens de aceitar todos os aspectos do teu corpo. Ainda hoje tenho dias em que sinto dificuldade em aceitar certas partes do meu corpo, mesmo depois de 20 kg perdidos. Mas deves aceitar, pelo menos, o facto de que aquilo que estás a pensar neste momento não te servir e muito provavelmente não ser verdade (nem tudo o que pensamos é realidade, apesar de acharmos que sim).
Ou seja, há duas partes da aceitação a considerar neste processo:
- Aceitar o teu corpo: um processo difícil, principalmente se não gostas do que vês ao espelho. Por mais que penses “eu gosto do meu corpo” tu não vais acreditar neste pensamento;
- Aceitar a forma como te sentes: que depende da forma como pensas. Aqui falamos sobre aceitar que tens pensamentos menos bons para com o teu corpo que te fazem sentir com baixa auto-estima e confiança.
Aceita a forma como te sentes primeiro para aceitares o teu corpo depois. Tens o dever de perceber que esta aceitação vem de dentro e que começa aos poucos!
Se não aceitares o que tens neste momento, não vais gostar de ti e se não gostares de ti, não vais conseguir perder peso de uma forma saudável. Repara: quando não gostas de uma pessoa não lhe desejas o bem, certo? O mesmo acontece contigo mesma. Se não gostas do teu corpo, vais querer castigá-lo!
Tu queres perder peso porque gostas de ti o suficiente para conseguires fazer aquilo que precisas para perderes esse peso.
Tens de mudar a perspectiva pela qual te vês neste momento.
E isso não depende do número de kg que perdes. Depende sim do trabalho interior que fazes. Começa por deixar de te chamares nomes como “gorda”, “flácida” ou outros que estejam constantemente presentes na tua mente e começa a olhar-te ao espelho com uma postura de poder e controlo! Podes começar por perceber que aquilo que pensas não é necessariamente verdade e que apesar de ainda não te aceitares o teu corpo tal como é neste momento, estás a fazer esse trabalho interior. Com compaixão e amor pelo que és, porque queres o melhor para ti sempre.
Cada vez que pensares “Eu estou mesmo gorda!!” tens duas opções:
-Acreditar nesse pensamento e sentires-te miserável ou
-Aceitar este pensamento e ter outro pensamento como “Eu não me sinto bem neste corpo neste momento e está tudo bem. Gostava muito de deixar de pensar isto. Estou a trabalhar para gostar mais de mim para conseguir fazer o que quero” e sentires-te calma e respeitada
Qual das duas opções te vai fazer sentir melhor?
A aceitação do teu corpo depende da aceitação dos teus pensamentos sem julgamentos. Perceber que o que pensamos nem sempre é verdade faz parte do processo. Bora lá Super Mulher! Estou aqui para te ajudar.