A Rita Santos

  • Home
  • Blog
    • Perder peso
    • Vida Saudável
    • Receitas Saudáveis
    • Óleos Essenciais
  • Sobre
  • Contactos
03 Ago 2020
Perder peso

Porque é importante fazer um diário alimentar para emagrecer

Fazer um diário alimentar pode parecer uma verdadeira perda de tempo. Primeiro porque… quem tem tempo para estar a escrever o que come todos os dias? E segundo, qual é a importância de estar a apontar o que se come?

Sempre que falo sobre “escrever o que se come a cada refeição” no início do meu Programa de libertação de peso, as reações são sempre muito parecidas. Ou surge o “eu não tenho tempo” ou então desvaloriza-se esta ferramenta porque parece não ter grande importância. Mas quando fazemos um diário alimentar, começamos a ter uma verdadeira consciência do porquê de termos excesso de peso.

Neste post vou partilhar contigo qual é a importância do diário alimentar e como podes começar já a fazer o teu diário para emagreceres de forma mais fácil e descomplicada.

O que é um diário alimentar?

Provavelmente já ouviste falar nas redes sociais ou na internet mas sabes o que é um diário alimentar?

O diário alimentar é uma ferramenta que te ajuda a perceber o que comes diariamente. É importante para perceberes os teus hábitos alimentares e como os podes mudar. Para além disso, o diário alimentar pode dar-te uma verdadeira consciência de quais são os teus padrões (alimentares e não só – vamos já falar sobre isto de seguida).

Quanto mais específica fores, mais informação terás e mais facilmente irás ter uma noção do que tens de mudar. Como costumo dizer: sem consciência, não há mudança. Se não souberes o que estás a fazer de forma consciente, não conseguirás identificar o que tens de mudar para teres resultados diferentes. E por isto é que este é um dos primeiros passos no meu Programa de libertação de peso.

Porque é importante fazer o diário alimentar?

Sei bem que fazer um diário de tudo o que comes pode ser bastante assustador. Mas fazer um diário alimentar é importante para aprenderes mais sobre ti e como poderás mudar com base no que fazes agora.

A questão é que olhamos para o diário alimentar e achamos que temos de ser perfeitas a preenchê-lo. E eu quero que deixes essa ideia de lado antes de começares. Se o diário alimentar é importante para saberes o que tens de mudar… se fores perfeita a fazê-lo então não precisas de um diário alimentar porque já estás a fazer tudo “bem”.

A questão é que um diário alimentar perfeito, principalmente no início do processo, é sinal de que há alguma coisa que poderás estar a esconder de ti mesma. Precisas de olhar para o diário como algo que fazes sem julgamentos. É o teu diário que serve para usares como ferramenta de melhoramento para atingires o teu objetivo de emagrecimento. É um meio para atingir um fim. Não é um sítio onde vais esconder a verdade de ti mesma só porque é desconfortável olhar. Como é que irás saber se realmente estás no “bom caminho” se não fores honesta contigo mesma?

Sem saberes as dificuldades que tens, não consegues trabalhar para melhorar.

Como podes começar a fazer o teu diário alimentar?

Primeiro e antes de tudo, vamos trabalhar o mindset por detrás de todo o conceito desta ferramenta. Como já falámos anteriormente, o diário alimentar pode ser um sítio onde te sentes tentada a ser perfeita, a esconderes o que não queres ver ou a simplesmente julgares-te por tudo o que devias ter feito mas não fazes.

Mas o que eu quero que saibas é que o diário alimentar serve para aprenderes mais sobre ti e é uma ferramenta útil para saberes exactamente o que tens de mudar.

Agora vamos pôr isto na prática!

Pega num caderno pequeno e numa caneta para estar sempre contigo e começa a escrever a cada refeição o que comeste e que quantidades comeste. Para além disto, vais apontar duas coisas: porque é que comes e como te sentes quando comes.

Comeste porque sentias fome física? Sentias falta de energia? Estavas cansada quando comeste? Comeste porque achavas que te ias sentir melhor? Comeste porque é hábito comeres a essa hora mesmo sem fome?

Estas perguntas vão ajudar a perceber o mais importante: porque é que comes? Muitas vezes, perdemos o propósito verdadeiro de comer – o propósito de que nós comemos para alimentar o nosso corpo (e não as nossas emoções ou porque estamos habituadas a comer a determinadas horas).

E aqui está Super Mulher! Espero que este artigo te tenha sido muito útil e que comeces já a fazer o teu diário alimentar para emagrecer de forma saudável, descomplicada e sem dietas.

Precisas de ajuda para começar? Então faz download da checklist para perder peso com os 5 hábitos que tens de pôr em prática para emagrecer e ainda com um template para começares a fazer o teu diário alimentar!

0 Comments
Share

You May Also Like

Rotina Ideal Para Perder Peso

Março 6, 2020

Alimentação Consciente para Perder Peso

Agosto 10, 2020

5 coisas que deves fazer para perder peso

Outubro 5, 2020

Leave a Comment Cancel Comment

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

Previous Post
3 Lanches Saudáveis e Rápidos
Next Post
Como ter uma vida mais natural? Produtos naturais que uso na minha rotina diária
Olá! Sou a Rita

Olá! Sou a Rita

Health Coach, ajudo Super Mulheres a perderem peso através de um estilo de vida saudável para viverem na sua melhor versão!

Os meus produtos favoritos

Proteína de Baunilha

Flavdrops

Levedura Nutricional

Sementes de Cânhamo

Manteiga de Amendoim

Recente no Blog

  • Queques de Mirtilos Saudáveis

    Abril 20, 2021
  • Hambúrgueres de Tofu e Cenoura

    Abril 12, 2021
  • Bolo Mármore Saudável e Fácil

    Março 30, 2021

Vê o último vídeo no canal

Vê o último vídeo no canal Vê o último vídeo no canal

Hoje trago-te alguns truques que podes usar para lidar com essa vontade de comer doces e como podes ultrapassar esses momentos!

Subscreve ao canal
  • Home
  • Sobre
  • Programas
  • Blog
  • Contactos
  • Politica de Privacidade e Termo de Responsabilidade

Copyright © 2021Site Powered by Pix & Hue.