
Viili: o que é? Para que serve?
A primeira vez que ouvi falar de viili pensei “Viili, que raio é isso???”. Fiquei a saber da existência deste alimento chamado viili há alguns meses atrás, numa aula de alimentos fermentados e probióticos com a Cristina Figueira. Falávamos sobre a importância dos probióticos para a nossa saúde e a Cristina deu o viili como exemplo. Curiosa com o que seria tal “coisa”, decidi comprar e começar a experimentar. E a verdade é que já lá vão 6 meses a comer diariamente viili. Mas afinal… o que é o viili? E para que serve? É sobre isso que vou falar contigo hoje!
O que é o viili e para que serve?
O viili é um produto de leite fermentado, do género de iogurte, com uma consistência espessa e viscosa (sei que por esta descrição não dá vontade de começar a comer este iogurte! Mas continua a ler…).
Este iogurte é um alimento probiotico, ou seja, tem microorganismos vivos na sua constituição que podem ser benéficos para:
- Equilíbrio da flora intestinal
- Melhorias na digestão
- Aumento do sistema imunológico
Pode ser também chamado de iogurte infinito, porque basta retirar um pouco do original, acrescentar leite gordo e ficamos com mais iogurte para consumir! Sim, é mesmo assim tão fácil!
Como preparar viili?
Primeiro tens de adquirir um pouco da cultura (eu comprei a minha aqui – usa o código ars15 para teres acesso a 15% de desconto em compras superiores a 20€ em todo o site).
Depois, para cada 3 colheres de sopa de cultura, adiciona 1 litro de leite gordo (preferencialmente num recipiente. Eu costumo usar um recipiente de vidro para fazer esta mistura. Após adicionares o leite, tapa com um pano por cima do recipiente e deixa fermentar durante 8 horas.
O viili está pronto quando estiver aderente às paredes do recipiente e com um aspecto viscoso!
Como consumir o viili?
Eu gosto de comer viili ao pequeno almoço ou ao lanche e faço sempre a mesma receita:
6 colheres de sopa de viili + 10g de proteína de baunilha + Granola caseira + Mirtilos + Opcional: canela

Espero que este post te tenha sido útil e que o viili comece a fazer parte da tua rotina alimentar!