
Alimentação Consciente para Perder Peso
“Então para perder peso não é preciso SÓ fazer dieta e fazer mais exercício?”
Costumo dizer que se fosse tão fácil perder peso então toda a gente seria magra, certo? Quando comecei a perder peso também achava que bastava fazer dieta. Mais tarde, percebi que existiam muitas outras coisas que eu teria de ter presente se realmente eu queria perder peso e, mais importante, mantê-lo.
Ter uma alimentação consciente para perder peso foi algo que mudou completamente o meu processo e ainda hoje eu aplico este conceito no meu estilo de vida. A primeira vez que senti que estava a aplicar este conceito foi quando comecei a questionar-me se aquele alimento iria apoiar os meus objetivos (em vez de pensar automaticamente que não podia comer). Foi aí que eu percebi que prestar atenção às minhas escolhas alimentares (e não só) tinha um papel fundamental para o sucesso da minha perda de peso.
Mas, na prática, o que é ter uma alimentação consciente?
Se fizeres uma pesquisa na internet, verás que alimentação consciente está muito ligada à alimentação intuitiva e existem várias técnicas que podem aplicar dentro destes conceitos. Numa vida com tantas coisas a acontecerem, é praticamente impossível pormos em prática todas as técnicas de alimentação consciente (desde parar 1 minuto antes de comer, respirar, cheirar, meditar…).
Para mim, alimentação consciente baseia-se em fazer escolhas alimentares que apoiam verdadeiramente o objetivo de perda de peso através de técnicas de autocoaching. Na prática, alimentação consciente é saber o que vais comer e porque vais comer. É saber que é uma escolha tua e apenas tua. É estar consciente da escolha alimentar que se faz a cada momento.
Essa consciência e presença no momento de fazeres a tua escolha alimentar vai trazer-te um sentido de responsabilidade e poder perante todo o processo. Porque, na realidade, perder peso é ser responsável pelo que fazes. As ações trazem os resultados. E a alimentação consciente vai impactar as tuas ações de forma a que te sintas presente e responsável nas escolhas das ações que fazes (ou não fazes).
Ao decidires de forma consciente entre comer um doce ou comer uma peça de fruta, sentes-te responsável por qualquer uma das escolhas que faças. E ao sentires-te responsável, descartas também a culpa ou a tristeza de escolheres qualquer uma das hipóteses.
Pensamentos como “não devia ter comido aquele doce! Nunca vou conseguir!” ou “Que treta, não posso comer aquele doce que quero tanto…” vão ser menos frequentes a partir do momento em que escolhes de forma consciente e responsável aquilo que vais comer.
Como é que a alimentação consciente mudou o meu processo de perda de peso?
Eu achava que comer era algo que eu fazia para alimentar o meu corpo. Comia basicamente porque… sim. Porque era hora de comer. Porque me sentia triste e “precisava” de um gelado (ou dois). Porque me sentia bem. E, ocasionalmente, porque tinha muita fome!
Quando comecei a perceber que tinha de estar mais presente perante as minhas escolhas alimentares, percebi que afinal eu tinha o controlo de quando comia e do que eu comia. Perguntas como:
-Tenho fome? É fome física ou emocional?
-De 0 a 10, qual é o meu nível de fome?
-O que é que posso comer para garantir que atinjo os meus objetivos?
Ajudaram-me a tornar nas minhas escolhas alimentares em escolhas mais conscientes e com propósito, em vez de comer apenas porque me apetecia, sem avaliar as consequências dessas escolhas. Ainda hoje utilizo esta técnica para me ajudar a manter responsável na minha manutenção de peso.
Alimentação consciente é uma ferramenta muito importante para perder peso
Se queres perder peso e não sabes bem por onde começar então começa por ter uma alimentação mais consciente. Questiona-te e pergunta-te cada vez que vais fazer uma escolha alimentar e vais começar a perceber que tu também tens o controlo sobre a comida (e não a comida sobre ti).
Sei que pode parecer estranho no início mas, a longo prazo, essa consciência vai estando cada vez mais presente e vai-se tornar um hábito fundamental na tua rotina.
Podes começar por parar 10 segundos antes de comer e pensar: “esta escolha apoia os meus objetivos?”. Apenas isto. E lembra-te que a escolha é tua. Responsabiliza-te por essa escolha. Tenho a certeza que te vais sentir orgulhosa de ti por estares a tomar as rédeas da tua alimentação e estilo de vida saudável.